O Serviço de Educação e Mediação do Museu Marítimo de Ílhavo tem como objetivos promover os patrimónios marítimos, materiais e imateriais, a história local e as culturas marítimas, dar a conhecer a memória da pesca do bacalhau e das fainas agro-marítimas como identidades em constante mutação e sensibilizar para as questões ambientais relacionadas com a preservação dos oceanos e a biodiversidade da Ria de Aveiro.
Através de ações que aliam a troca de conhecimentos, o pensamento crítico e o lazer, o Serviço de Educação e Mediação trabalha para e com os seus públicos, de diferentes faixas etárias e que chegam ao Museu quer em contexto familiar, quer integrados em grupos escolares ou outros grupos oriundos de instituições ou associações.
As coleções do Museu e as temáticas nele representadas são o ponto de partida para as propostas de mediação, que se expressam em visitas orientadas, oficinas, performances ou projetos de comunidade. Além do Museu, estas dinâmicas estendem-se ainda aos seus pólos: o Navio-Museu Santo André, um antigo arrastão da frota bacalhoeira, e o Centro de Religiosidade Marítima.