Do arquivo do Grémio dos Armadores de Navios da Pesca do Bacalhau, gerido, em regime de depósito, pela coordenação do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), foram aproveitadas as fichas de inscrição e cartões de campanha dos bacalhoeiros, obrigatoriamente matriculados naquela instituição durante o Estado Novo, para a criação de uma base de dados online, nomeada de Homens e Navios do Bacalhau.
Este suporte tem como finalidade tornar mais visível a base dessa estrutura, protegendo simultaneamente uma parte inestimável do património que o MMI detém. Permite também dar um rosto aos actores que constituíram o "capital humano", e muitas vezes anónimo, da pesca do bacalhau. Os inúmeros dados que nessas fichas se registaram, e que incluem informações sobre a situação profissional do inscrito e vastos elementos pessoais, poderão servir para a elaboração de estudos que ultrapassem o campo da história da pesca do bacalhau.
Em paralelo, através de fontes diversificadas, apresentam-se igualmente fichas para cada navio bacalhoeiro, com informações técnicas de construção e tipo de armamento, historial das campanhas, entre outras.
A conjugação dos dois pilares encontra-se nas campanhas de pesca, identificadas em ambas as instâncias, que permitem navegar entre as duas facetas do portal Homens e Navios do Bacalhau. A renovação e especialização constante dos conteúdos, feita pelo pessoal adstrito ao Gabinete de Investigação do CIEMar-Ílhavo, conta, tanto com a informação disponível nos acervos do DocMar, como com o contributo das próprias comunidades marítimas e utilizadores, que encontram no próprio portal instrumentos de envio de sugestões e de material escrito, imagens e vídeos pertinentes.