A Biblioteca e o Arquivo do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) têm a sua génese na própria fundação do Museu.
Treze anos antes da sua inauguração, em 1937, germina a ideia de um museu “recheado de preciosos livros dos homens de génio da nossa terra” (palavras do poeta ilhavense David Rocha). Ainda nesse ano, a Comissão Organizadora do Museu inicia o registo, na imprensa local, de todas as publicações oferecidas ao “Arquivo bibliográfico”, servindo como incentivo para possíveis doações que viessem enriquecer o futuro museu.
Em 1933, o diligente organizador do museu, António Gomes da Rocha Madahil, propõe “como sendo de primacial importância para todo o estudo e reconstituição que desejamos fazer da região, a sala que chamarei de Arquivo”. Ainda no seu plano organizativo ressalvava como “complemento indispensável, uma sala de Biblioteca regional”.
O acervo, tanto bibliográfico, como arquivístico, cresce assim de forma natural no seio do museu, acompanhando o percurso vocacional da unidade museológica e espelhando a sua evolução. Assim, a par da sólida coleção marítima, também se encontram fontes escritas e publicações de grande relevo para os temas marítimos e para a história local e regional, caminho encetado pelos espólios especiais de Rocha Madahil e Américo Teles.
Hoje, especializados estes ramos, assumem-se a Biblioteca e o Arquivo de Temática Marítima, compondo em conjunto a componente DOCMar do Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar (CIEMar-Ílhavo). Ambos possuem um vasto e rico acervo patrimonial, cultural e histórico do mar, sobretudo concernente à pesca do bacalhau.
O acervo da Biblioteca, alimentada inicialmente através de doações dos Amigos do Museu de Ílhavo e de particulares, é desenvolvido mediante aquisições, permutas e ofertas, visando a produção literária e científica nos domínios marítimos de forma a potenciar a investigação e a cultura do mar. O Arquivo encontra nas doações e nos depósitos, feitos por diversos agentes locais e nacionais ligados ao mar, o grande instrumento para reforçar a sua vocação marítima.
Tanto a Biblioteca como o Arquivo estão abertos ao público em geral. Dada a sua especificidade, dirigem-se principalmente a investigadores e estudantes.
Os catálogos da Biblioteca do Museu Marítimo de Ílhavo e do Arquivo de Temática Marítima encontram-se integrados nos respetivos órgãos municipais (Biblioteca Municipal de Ílhavo e Centro de Documentação de Ílhavo).
Para aceder às publicações relevantes na temática marítima na Biblioteca Municipal, clique aqui.
Para visitar os componentes arquivísticos de temática marítima, clique aqui.
Serviços
- Consulta local
- Empréstimo domiciliário (referentes apenas à biblioteca)
- Rede Wi-Fi (gratuita)
- Computador
- Serviço de reprografia (consultar tabela preços)
- Serviço de referência (apoio especializado na definição de estratégias de pesquisa e na consulta do catálogo online)
- Catálogos em linha (OPAC)
Localização, Horário e Contactos
CIEMar-Ílhavo
Travessa Alexandre da Conceição
3830-196 Ílhavo
GPS - N 40.36'15'' O 8.40'02''.
Horário
segunda a sexta-feira 9h00-13h00 e 14h00-17h00
Contactos
Tel.: (+351) 234 092 496
E-mail: ciemar.doc@cm-ilhavo.pt
Para saber mais sobre o DocMar clique aqui.