A Sala dos Mares reafirma e celebra a identidade marítima local e nacional. Apela a uma cidadania do mar assente no património e na cultura.
Esta exposição é dedicada à vocação marítima dos portugueses. As migrações dos Ílhavos ao longo do litoral, a sua instalação em diversas zonas costeiras, propícias à pesca, e o seu contributo para a especialização da pesca e construção naval são documentadas historicamente e remetem para a sua dimensão mítica, que podemos captar em diversos textos de etnólogos locais e regionais.
O navio como objeto principal do património marítimo e fluvial é aqui valorizado, com enfoque nas tipologias das atividades de exploração dos Descobrimentos e da pesca do bacalhau, mas sobretudo nos seus usos costeiros. Este último ramo é especialmente apetrechado, tanto com a exposição de modelos de embarcações tradicionais, como pela apresentação de uma referência identitária num mapa da costa portuguesa e numa mesa digital informativa.
Na ala direita da sala apresenta-se um percurso expositivo dedicado aos saberes e instrumentos de navegação usados por pescadores e navegantes desde tempos remotos à atualidade. Um património que aliou a ciência e a experiência multissecular, da navegação astronómica à navegação eletrónica.