Inaugurado em 2012, o Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar (CIEMar-Ílhavo) é uma subunidade do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI). Recorrendo às suas valências, desempenha uma missão de investigação científico-cultural, tendo em vista alimentar e renovar o projeto museológico e editorial do Museu.
A criação de um Gabinete de Investigação para cumprir tal fim foi reforçada, em cooperação com outros organismos do Município de Ílhavo, com funcionalidades auxiliares no domínio da cultura do mar.
Instalado no edifício que resulta da ampliação e remodelação do antigo Externato de Ílhavo/Escola Preparatória (projeto de autoria de Filipe Costa e João Almeida, da JAFC Arquitectos), junto ao MMI. O CIEMar-Ílhavo apresenta-se com uma estrutura aberta a uma vasta comunidade de públicos e ao estabelecimento de sinergias com diversas instituições e agentes de cultura e conhecimento, nomeadamente em articulação com Universidades e centros de investigação de reconhecida competência na área marítima.
Assume-se ainda como organização ativa no processo de desenvolvimento local, regional e nacional, relevante no processo de valorização social da maritimidade.
O CIEMar-Ílhavo é composto por três valências:
Centro de Investigação
Unidade de investigação nas áreas de História Marítima, Antropologia Marítima, Rumos Contemporâneos do Mar e investigação pluridisciplinar sobre conteúdos e patrimónios materiais e imateriais representados no MMI.
DocMar
Elemento composto pelas vertentes da Biblioteca e do Arquivo de temática marítima, que permite o desenvolvimento de projetos de investigação sobre o mar e as pescas, em geral, e a pesca do bacalhau, em particular. O DocMar é constituído por diversos fundos de arquivo e publicações, entre os quais se destacam, na área arquivística, o Fundo Especial Octávio Lixa Filgueiras e o Fundo da Comissão Reguladora do Comércio de Bacalhau, e, na área bibliotecária, o Jornal do Pescador e outras publicações periódicas de relevo, bem como um vasto rol bibliográfico. Aberto ao público, desempenha um importante papel de potenciador da investigação de agentes externos ao Museu, desde os meios escolares até às universidades, passando por curiosos e investigadores locais.
Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo
A Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo tem como principal missão apoiar os empreendedores no desenvolvimento das suas ideias de negócio, disponibilizando espaços físicos, que podem ser individualizados ou partilhados, e um conjunto de serviços e apoios que proporcionam a inserção dos empreendedores num ambiente empresarial e que lhes permite transformar os seus projetos em realidades empresariais. Tem como temática preferencial a Economia do Mar, assumindo, no âmbito da IERA – Rede de Incubadoras da Região de Aveiro, uma presença diferenciada e única.
Localiza-se no Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar (CIEMar-Ílhavo), junto ao Museu Marítimo de Ílhavo, contemplando espaços de incubação individuais e em regime de co-working, sala de reuniões, sala polivalente, espaço verde e foyer, todos com acesso 24h. São também disponibilizados aos empreendedores serviços de apoio administrativo e de apoio à incubação, estando ainda incluídos os serviços de limpeza, reprografia e apoio à divulgação e promoção das empresas.
A Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo é uma das entidades acreditadas a nível nacional, no âmbito do PORTUGAL2020 e Startup Portugal para a prestação de serviços de incubação a startups inovadoras.
+Informações
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira 9h00-13h00 e 14h00-17h00
Local: CIEMar-Ílhavo (Travessa Alexandre da Conceição, 3830-196 Ílhavo)
Contactos: 234 092 496 (Chamada para a rede fixa nacional)
Para ter acesso ao regulamento e formulário de candidatura clique aqui