11 Janeiro 2025
A exposição temporária Mar Oceano: Legado de Mário Ruivo, organizada pelo Museu Marítimo de Ílhavo em 2023, marcou um momento importante de promoção da cidadania azul e da defesa da sustentabilidade marinha.
A coleção dos objetos expostos, que testemunhou o papel multifacetado de Mário Ruivo em prol de uma nova visão sobre o uso do Oceano, é agora revisitada pelo lançamento de um catálogo, iniciativa que se junta à visita virtual e a outras atividades que reiteram a faceta pedagógica da exposição.
Extravasando o simples registo gráfico e inventarial, o catálogo agregou textos de Maria Eduarda Gonçalves, Álvaro Garrido, Telmo Carvalho, Luís Menezes Pinheiro e Filipe Guimarães da Silva, agentes ativos no processo criativo da exposição, que aprofundou o alcance dos conteúdos esboçados no percurso expositivo.
A publicação ganha um valor próprio e independente ao apresentar conteúdos sobre as credenciais de Mário Ruivo no âmbito do estudo internacional da biologia marinha do Atlântico Norte, da reformulação da investigação marinha nacional, da reforma do direito marítimo internacional, da coordenação da oceanografia global e da ação política mundial sobre os oceanos.
A apresentação do catálogo foi realizada no dia 11 de janeiro, no Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo.