De elevado valor nutricional, o consumo dos moluscos bivalves é parte da gastronomia tradicional portuguesa das zonas costeiras. As ostras são ricas em vitaminas e em minerais, contribuindo para melhorar a dieta das populações. A apanha e a aquacultura de marisco, com um longo historial de produção em Portugal, em particular das ostras, é bastante diversa em todo o território nacional, fruto dos distintos métodos de cultivo e apanha bem como das diferenças climáticas e ambientais. A bordo de uma lancha da Ria Príncipe, esta edição das visitas Sentidos de Mar dá conhecer a importância dos mariscos na atividade do Mercado do Peixe da Costa Nova e o seu contributo para a economia local. A visita mostra esta ancestral atividade no Canal de Mira da Ria de Aveiro, com degustação incluída. Um programa que promete muita beleza paisagística, sabor e conhecimentos biológicos e culinários mais aprofundados acerca deste ancestral alimento.
ESGOTADO
Com a participação do chef Ricardo Marques para a degustação, visita ao Mercado do Peixe da Costa Nova e reconhecimento, em passeio de barco, das atividades em torno da produção e apanha de bivalves no canal de Mira da Ria de Aveiro.
Inscrições
Inscrições prévias (sujeitas a confirmação): 234 329 990 ou visitas.mmi@cm-ilhavo.pt
Idade mínima recomendada: 12 anos
Duração estimada: 2:30
€15,00
Esta atividade insere-se no projeto Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades, programa de cultura em rede dinamizado pelos Municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa, no Centro de Portugal. É cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
