“Marinha”, aguarela sobre papel, de Thomaz de Mello
A cena representada em dois planos evidencia, junto à orla marítima, duas bateiras, de tipologia Ílhava.
As embarcações, a remos, encontram-se adornadas por grandes redes, que se estendem para lá da própria amurada.
Perto de uma das embarcações três homens parecem coser as redes para que fiquem aptas para a faina. Ao longe, uma figura feminina caminha em nosso sentido e transporta numa das mãos um balde.
A indumentária destes “atores” é característica desta atividade económica: a mulher, descalça, enverga uma saia rodada - presa na cintura por uma faixa - a blusa branca, de manga comprida, e sob a cabeça na cabeça, provavelmente, usa um lenço que lhe emoldura a face. O homem, também, descalço enverga a tradicional calça de fazenda, a camisa – provavelmente axadrezada – e na cabeça o caraterístico barrete negro.
Cromaticamente, predominam os tons pastel – que quase se diluem na composição – e que contrastam com tonalidades mais fortes evidenciando o colorido das embarcações.
A peça foi doada ao Museu Marítimo de Ílhavo pela Associação dos Amigos do Museu, a 14 de janeiro de 2017.