O Museu Marítimo de Ílhavo vai promover em julho e agosto o projeto de comunidade “Céu Salgado”, um teatro de rua com marionetas de vento. Para tal, encontram-se abertas as inscrições para as oficinas que darão origem a uma performance.
A iniciativa baseia-se na manipulação de marionetas com o vento e na transmissão de emoções que alertem a comunidade para a preservação marinha. De forma divertida, os seres marinhos invadem o céu, levando à reflexão sobre o impacto que o ser humano provoca nos habitats e espécies da costa portuguesa.
Nos dias 17, 18 e 19 de julho, a comunidade mais jovem, dos 6 aos 12 anos, é chamada a participar na “Oficina Céu Salgadinho”, no Museu Marítimo de Ílhavo. Nesta oficina, serão abordadas as espécies que habitam a costa portuguesa, como vivem e quais são as ameaças ao seu habitat. Numa vertente pedagógica, serão desafiados com jogos teatrais e atividades plásticas, num atelier prático.
Para os adultos e jovens, a “Oficina Céu Salgado”, decorre nos dias 3 e 4 de agosto, no Museu Marítimo de Ílhavo. Os participantes são convidados a dar vida às personagens marinhas ameaçadas, através das marionetas de vento. Para tal, serão dinamizados exercícios de preparação física, consciência de grupo, desenvolvimento de características de personagens e práticas de teatro de rua.
Por fim, o projeto “Céu Salgado” será apresentado com e para a comunidade na Costa Nova, nos dias 8 e 9 de agosto, e no 87º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo, no dia 10 de agosto.
“Céu Salgado” é um projeto da companhia Boca de Cão – Teatro de Rua e Formas Animadas, de Hugo Ribeiro e Joana Domingos, com dois criativos do projeto Seistopeia, Marisa Freitas na área da dança e do movimento, e Vila, na criação musical.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas através do endereço de e-mail visitas.mmi@cm-ilhavo.pt, até três dias antes de cada oficina.
Gratuito
Oficina Céu Salgadinho
Nesta oficina de 3 dias, vamos falar sobre algumas das espécies que habitam a nossa costa portuguesa, como vivem, e porque estão a diminuir no seu habitat, e aprender a construir um peixe em papel. Vão pintar e recortar, para depois lhe dar vida no ar.
Será um atelier prático, com componente pedagógica, e uma parte de criação plástica e outra de jogos teatrais físicos e divertidos, onde descobriremos quem é o nosso peixe, e como vive ele no seu cardume. Esta experiência decorrerá também no espaço exterior do museu, onde vão descobrir como se faz teatro de rua, e vamos ensaiar coreografias para apresentar na parada da Costa Nova e no espetáculo de aniversário do museu.
Local: Museu Marítimo de Ílhavo
Data: 17, 18 e 19 de Julho | 14:00 - 17:00
Público-alvo: 6 aos 12 anos
Número de participantes: 15
Oficina Céu Salgado
Nesta oficina vão experimentar como dar vida e diferentes personalidades às marionetas de vento. Após uma breve reflexão sobre as espécies marinhas ameaçadas da nossa costa portuguesa, e uma apresentação dos personagens criados pela companhia para o espetáculo Céu Salgado. Iremos iniciar exercícios de preparação física, consciência de grupo, desenvolvimento de características de personagens e práticas de teatro de rua. O teatro na rua é das mais puras formas de partilha de arte e cultura, que promove uma forte conexão entre o grupo e deste com o público.
Será um atelier prático, com componente física para contar uma história no espaço público. Temos como opção, no caso de existir disponibilidade por parte dos participantes, de desenvolver uma oficina explicativa dos processos de construção das marionetas de vento, criadas pela companhia, no dia 2 de Agosto.
Pretende-se que esta oficina seja um bom momento de partilha entre formadores e formandos, onde iremos criar em conjunto dois momentos performativos em parada, e outro onde os participantes vão ser convidados a integrar o espetáculo final, para o aniversário do Museu.
Local: Museu Marítimo de Ílhavo
Data: 3 e 4 de Agosto (dia 2 opcional) | 14:00 - 18:30
Público-alvo: jovens e adultos
Número de participantes: 20
Céu Salgado
Espetáculo de teatro de rua, com marionetas de vento - 45min
Olhem para o céu para ver o mar!
Um grupo de mergulhadores trás para terra a ruína de uma embarcação que há muito permanecia no fundo do mar. Com a força do vento agitam-se seres marinhos que revelam a sua magia, relembrando a urgência de (n)os salvar.
O mar é algo que nos define, o seu sal está cheio de memórias, de lutas e de naufrágios, mas também de respeito e veneração. Relembramos os que partiram, homens e peixes, que nos alimentam.
Lançámos ao ar e ao público este Céu Salgado para que dos olhos destes seres, possa crescer empatia, respeito e a vontade de cuidar deste grande tesouro, que é o MAR. Procuramos o vento como aliado para a manipulação das marionetas, e descobrimos que a fragilidade das figuras, reflete a situação critica que as espécies e habitats marinhos enfrentam.
Ficha artística:
Criação: Boca de Cão – Teatro de Rua e Formas Animadas
Interpretação: Hugo Ribeiro, Marisa Freitas, Muni Joana
Música original: Vítor Rodrigues Vila
Direção de movimento: Tommy Luther