Da III Conferência das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, onde Mário Ruivo teve um papel de destaque como chefe de delegação portuguesa e como representante da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, resultou a convenção que estabeleceu o regime jurídico do uso dos mares. Passou a ser reconhecida a existência da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de 200 milhas e reconheceu-se aos Estados o direito de explorar de forma sustentável os recursos naturais marítimos.
Esta sessão, dinamizada pela BlueBio Alliance, e dois dos seus associados, será orientada por Elisabete Costa, como representante da BlueBio Alliance, e contará com a presença de Sérgio Miguel Leandro e Nuno Vasco Rodrigues, do Instituto Politécnico de Leiria e MARE. Neste diálogo pretende-se refletir sobre as potencialidades possibilitadas por esse regime jurídico dos mares, nomeadamente a biotecnologia azul, num país que apresenta importantes valências nesta matéria, passíveis de utilização sustentável no quadro diversificado desta indústria ao nível mundial.
Nuno Vasco Rodrigues, é biólogo marinho e mestre em Estudos Integrados dos Oceanos. Autor de dezenas de artigos científicos e vários livros sobre fauna marinha. Fotógrafo de conservação, contribuidor regular de publicações como a Oceanographic e a National Geographic Portugal, as suas fotos têm alcançado diversos prémios internacionais e foi considerado fotógrafo de conservação do ano de 2021 pela Ocean Geographic. Mergulhador certificado desde 2000, tem mais de 1500 horas debaixo de água em vários lugares do mundo, a maioria das quais a estudar e fotografar a vida marinha.
Sérgio Miguel Leandro, é licenciado em Biologia, Mestre em Ciências das Zonas Costeiras, Doutorado em Biologia e com Título Académico de Agregado em Biologia pela Universidade de Aveiro. É docente do ensino superior politécnico, diretor da ESTM - Politécnico de Leiria, membro integrado do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE- Politécnico de Leiria), e coordenador científico do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche (Smart Ocean). Ao longo da sua carreira profissional e científica, tem vindo a desenvolver um conjunto diversificado de projetos e de atividades na área do uso sustentável dos recursos marinhos.
A BlueBio Alliance, é uma associação sem fins lucrativos, formalizada em julho de 2015, e que se tornou na "Rede Nacional para o sector dos Biorrecursos Marinhos e Biotecnologia Azul". A associação, que conta com mais de 190 associados, promove a partilha de conhecimentos e ideias, bem como a dinamização da cadeia de valor, acelerando o crescimento das empresas criando valor e postos de trabalho. Esta iniciativa está articulada e colabora com outras instâncias similares no grande sector do mar, e visa potenciar a afirmação de Portugal como um país líder europeu no avanço e desenvolvimento da biotecnologia marinha e do mar como fonte de inovação e crescimento económico sustentável.
17h30
Gratuito
Público-alvo: Geral