Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Logo MuSEAum

Serviço Educativo

 
O Serviço Educativo Municipal de Ílhavo (SEMI) é uma importante e inovadora aposta da Câmara Municipal, pois redefine objetivos e estabelece novos compromissos na construção de uma dinâmica educativa municipal ainda mais forte e coesa, indo ao encontro das necessidades reais do Município e de toda a sua Comunidade.

Este serviço, implementado desde o ano letivo 2011/2012, procura fortalecer e consolidar os princípios e propósitos da Câmara Municipal de Ílhavo, promovendo uma politica de educação inovadora e envolvendo, de forma articulada e integrada, os diversos espaços municipais: Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI), 23 Milhas, que inclui a Casa da Cultura Ílhavo, a Fábrica das Ideias Gafanha da Nazaré e o Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre, Escola Municipal de Educação Rodoviária (EMER), Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), Navio-Museu Santo André (NMSA), Centro de Documentação de Ílhavo (CDI), Centro de Educação Ambiental (CEA), Museu Vista Alegre (MVA) e Espaço de Ciência.

Estes espaços municipais são pautados por uma atuação, missão e valores próprios, sendo que o SEMI dá continuidade ao trabalho que é realizado por cada um deles e repensa novas atividades, projetos e programas. Desta forma, o SEMI congrega e otimiza esforços, rentabiliza recursos e redefine prioridades, potenciando assim uma ligação e uma intervenção mais concertada na construção de um Serviço Educativo que se quer cada vez mais Integrado e Integrador, com vista a melhor servir toda a Comunidade Educativa.

Para o presente ano letivo, o SEMI apresenta uma diversificada Oferta Educativa, procurando levar a sua marca pelos vários contextos nacionais, esperando a visita de outros públicos para além da comunidade mais próxima.

 

Para conhecer toda a atividade do SEMI, clique aqui.

 

O Serviço Educativo do Museu Marítimo de Ílhavo tem como objetivos promover os patrimónios marítimos, materiais e imateriais, a história local e as culturas marítimas, dar a conhecer a memória da pesca do bacalhau e das fainas agro-marítimas como identidades em constante mutação e sensibilizar para as questões ambientais relacionadas com a preservação dos oceanos e a biodiversidade da Ria.

Estes objetivos são atingidos através da exploração das coleções do Museu, permanentes e temporárias, assim como pela exploração do edifício em si, da sua arquitetura e da interação entre os espaços interiores e exteriores. O Museu estende-se ainda ao seu polo, o Navio-Museu Santo André, o qual permite experienciar a vida a bordo de um arrastão clássico da pesca do bacalhau.

O Serviço Educativo pretende ainda desenvolver a sensibilidade artística dos públicos, em especial o público escolar, através de ações que potenciem a cultura marítima, disponibilizando uma oferta diversificada, que alia conhecimento e lazer.

 

Para conhecer toda a atividade do Serviço Educativo do Museu Marítimo de Ílhavo, clique aqui.

 
Visitar o Museu Marítimo de Ílhavo e o seu polo Navio-Museu Santo André é embarcar numa aventura dos sentidos!