Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Logo MuSEAum

Serviço Educativo

O Serviço Educativo do Museu Marítimo de Ílhavo tem como objetivos promover os patrimónios marítimos, materiais e imateriais, a história local e as culturas marítimas, dar a conhecer a memória da pesca do bacalhau e das fainas agro-marítimas como identidades em constante mutação e sensibilizar para as questões ambientais relacionadas com a preservação dos oceanos e a biodiversidade da Ria.


Através de ações que aliam a troca de conhecimentos, o pensamento crítico e o lazer, o Serviço Educativo trabalha para e com os seus públicos, de diferentes faixas etárias e que chegam ao Museu quer em contexto familiar, quer integrados em grupos escolares ou outras instituições ou associações.

As coleções do Museu e as temáticas nele representadas são o ponto de partida para as propostas de mediação, que se expressam em visitas orientadas, oficinas, performances ou projetos de comunidade. Além do Museu, estas dinâmicas estendem-se ainda aos seus pólos: o Navio-Museu Santo André, um antigo arrastão da frota bacalhoeira, e o Centro de Religiosidade Marítima, recentemente inaugurado.

 

Visitas para Escolas e outras instituições


O público escolar representa uma parte significativa dos visitantes do Museu Marítimo de Ílhavo, que o procuram como uma extensão da sala de aula. Tendo os museus um papel inquestionável na educação, são espaços onde o ensino informal e a aprendizagem de forma ativa e interativa são colocados em prática em cada proposta educativa.

A oferta do MMI para as escolas parte das exposições permanentes e temporárias, assim como do Aquário dos Bacalhaus, e vai ao encontro das metas curriculares de várias áreas disciplinares, tais como História, Português ou Ciências. Com temas mais gerais ou mais específicos, cada proposta alia estratégias e objetivos que correspondem às características de cada ciclo de ensino.

Além da oferta educativa estabelecida, o MMI é um espaço aberto a todas as propostas e sugestões vindas da parte dos professores, cuja vontade seja complementar a aula com uma abordagem dos conteúdos no espaço do Museu.

 

Oferta educativa 2021/2022 do Museu Marítimo de Ílhavo  aqui

 

O Museu Marítimo de Ílhavo faz parte do Serviço Educativo Municipal de Ílhavo (SEMI), estrutura que define objetivos e estabelece novos compromissos na construção de uma dinâmica educativa municipal ainda mais forte e coesa, indo ao encontro das necessidades reais do Município e de toda a sua Comunidade. Este serviço procura fortalecer e consolidar os princípios e propósitos da Câmara Municipal de Ílhavo, promovendo uma politica de educação inovadora e envolvendo, de forma articulada e integrada, os diversos espaços municipais: Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI), 23 Milhas, que inclui a Casa da Cultura Ílhavo, a Fábrica das Ideias Gafanha da Nazaré e o Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre, Escola Municipal de Educação Rodoviária (EMER), Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), Navio-Museu Santo André (NMSA), Centro de Documentação de Ílhavo (CDI), Centro de Educação Ambiental (CEA), Museu Vista Alegre (MVA) e Espaço de Ciência.

 

Oferta educativa 2021/2022 do Serviço Educativo Municipal de Ílhavo (SEMI) aqui