Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Logo MuSEAum

Conversa "Impacto das alterações climáticas", com João Miguel Dias (UA) e João Correira (FlySharks)

16 Janeiro 2022
Peixografia2 site 1 772 2500

A exposição de fotografia "Peixografia" dá azo a uma conversa sobre o impacto das alterações climáticas e as diferentes perspetivas de três amantes do oceano: um fotógrafo subaquático, um investigador da área de oceanografia e um biólogo marinho. Além do fotógrafo Vasco Pinhol, autor da exposição, participam na conversa João Miguel Dias, diretor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, fundador do Núcleo de Modelação Estuarina e Costeira e investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar na área da oceanografia; e João Correia, biólogo marinho, proprietário da empresa FlySharks, que realiza transportes de diversas espécies marinhas vivas para aquários de todo o Mundo.

 

16 janeiro, domingo, 17:00

João Miguel Dias é doutorado em Física, com especialização em Oceanografia. É Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, onde fundou e dirige o Núcleo de Modelação Estuarina e Costeira (http://www.nmec.eu/), e investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), onde é cocoordenador da linha Sistemas Ambientais Integrados. Com cerca de 30 anos de experiência profissional, a sua principal área de especialização é a modelação numérica de processos físicos em zonas estuarinas e costeiras, com enfase no impacto das alterações climáticas nestes sistemas, e em particular na Ria de Aveiro. Tem participado e coordenado diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, e tem uma longa experiência de trabalho como consultor de organizações públicas e privadas, como editor e revisor de um elevado número de revistas internacionais, bem como de avaliador de projetos e de painéis de bolsas na área das ciências do mar para várias agências internacionais. É autor de mais de 190 artigos em revistas internacionais indexadas nas áreas da Oceanografia e Ciências Ambientais, e supervisor de um número significativo de investigadores de pós-doutoramento e de alunos de doutoramento e mestrado.

 

João Correia é doutorado em pesca comercial de tubarões, contando com 25 anos de carreira dedicada ao estudo destes animais. Esses 25 anos incluem passagens pelo Zoo de Lisboa, IPIMAR e Oceanário. Desde 2005 que leciona várias disciplinas na área da biologia marinha na ESTM e é fundador-gerente da empresa Flying Sharks. É autor de várias dezenas de publicações científicas, centenas de palestras sobre tubarões e/ou motivacionais e das obras "Sex, Sharks and Rock & Roll" e "Tubarões Voadores".

 

Foto: Vasco Pinhol

 

Gratuito

 

Inscrições:

234 329 990 | visitas.mmi@cm-ilhavo.pt

 

Ação integrada na comemoração do 9.º Aniversário do Aquário dos Bacalhaus