Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Logo MuSEAum

8.ª edição da Revista Argos já está em circulação

22 Março 2021
Site 1 772 2500

A 8.ª edição da Argos - Revista do Museu Marítimo de Ílhavo - já se encontra disponível na loja online da Câmara Municipal de Ílhavo e nas principais livrarias do país.


Dedicado ao tema “Pescas, Comunidades Piscatórias e Patrimónios”, este número da revista foi coordenado por Álvaro Garrido. Da oitava edição destaque para a última entrevista a António Duarte Pinho, um dos principais decisores públicos do setor das pescas nos últimos anos em Portugal; o registo visual de Hélder Luís e da sua exposição Atlântico; e a experiência museológica marítima trazida pelo Museum Nord da Noruega.

Esta publicação percorre os múltiplos sentidos e abordagens que o tema das pescas tem nos museus e no plano das práticas patrimoniais. Num momento em que os museus marítimos começam a assumir outros desafios de projeto, em particular o desafio da “Literacia do Oceano”, reelaborar a problemática patrimonial das pescas e cruzar abordagens globais, nacionais e locais é um bom apelo.

O lançamento desta edição (Âncora Editora), que aconteceu mais tarde do que o previsto devido à pandemia Covid-19, coincide com o Dia Mundial da Água, que o Museu Marítimo de Ílhavo assinala com um conjunto de publicações online, nas redes sociais Facebook e Instagram.


LOJA ONLINE