Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Logo MuSEAum

“O Meu Amor foi para o Mar”: projeto comunitário com inscrições abertas

03 Setembro 2020
Mmi maiores 1 772 2500

“O Meu Amor foi para o Mar” é um projeto comunitário inspirado na novela "O meu amor foi para o mar...", de José Geitoeira, publicado no jornal "O Ilhavense", no ano 1955, e que a Maior Idade e o Museu Marítimo de Ílhavo estão a desenvolver, no âmbito do programa “Maiores pela Janela”, que decorre até novembro.

A primeira fase do projeto teve início em junho, com dois encontros semanais (terças e quartas-feiras) no Museu Marítimo Ílhavo e no Fórum Municipal da Maior Idade. O Serviço Educativo do Museu proporcionou aos Maiores - seniores que integram os projetos da Maior Idade - momentos de tertúlia e debate, com a partilha de memórias da comunidade sobre a pesca do bacalhau e a ria: os trabalhos, as vivências e o retrato social da época. Para além de visitas a exposições, visionamento de documentários, oficinas e diversas dinâmicas que visam um aprofundamento dos conteúdos abordados no texto que servirá de base a este projeto. No Fórum Municipal da Maior Idade desenvolveram-se as artes associadas ao elenco, as técnicas de teatro-radiofónico, as dinâmicas de teatro e os exercícios de canto e expressão corporal, que culminarão na apresentação da peça.

A segunda fase, com início marcado para o dia 12 de setembro, far-se-á através de uma “Open Call”, na qual será lançado o convite à participação da comunidade para a constituição de um coro de interpretação e para a banda. O projeto comunitário é aberto à participação de todas as idades, numa perspetiva de envolvimento comunitário intergeracional.

O coro irá trazer uma energia especial à peça, assumindo um papel importante na representação e na música, nas diferentes cenas interpretativas. Já a banda terá como objetivo perpetuar a mensagem do autor, criando músicas inéditas, tendo por base os seus poemas. As composições dos temas estão a cargo do músico e compositor Fábio Oliveira.

Os figurinos e adereços, sobre a temática marítima, serão também produzidos pela comunidade através de workshops organizados para o efeito, com um número limitado de participantes e vão acontecer nos dias 14, 15, 21 e 22 de setembro, pelas 14h30, no Museu Marítimo de Ílhavo.

 

As inscrições para o coro, a banda e a criação de adereços e figurinos estão abertas e podem ser realizadas através do telefone 234 329 636.