Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Logo MuSEAum

Pelos caminhos terrestres da Procissão de N.ª S.ª dos Navegantes

17 Novembro 2019
Pelos caminhos terrestre da prociss o 1 772 2500

Visita orientada à Capela de Nossa Senhora dos Navegantes (Forte da Barra), à Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré e à Capela de São Pedro de Cale da Vila

Convidado especial: José Manuel Pereira (Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré)

8,00€/pessoa

Passeio de bicicleta (disponibilizada pela organização)

É uma das mais emblemáticas celebrações religiosas ilhavenses por via da procissão náutica que a caracteriza e que se inicia no Porto Bacalhoeiro terminando na Capela da Nossa Senhora dos Navegantes, junto ao Forte da Barra. Acompanham a procissão centenas de embarcações, de diversos tamanhos e origens que variam entre as tradicionais embarcações da Ria e os modernos veleiros de lazer passando pelos rebocadores.

A procissão náutica teve origem em meados da década de 70 (século XX) pelas mãos do Padre Miguel Lencastre após uma viagem a Porto Alegre (Brasil). Antes desta faceta era sua característica a procissão levar a imagem da Santa, por terra, até ao mar.

Menos conhecida é a faceta terrestre desta procissão, que nos propomos descobrir, de bicicleta, pela Gafanha da Nazaré, acompanhadas por José Manuel Pereira, do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré que organiza, juntamente com a Paróquia da Gafanha da Nazaré, as festividades.

 

Horário: 15h30~17h30

Inscrições sujeitas a confirmação.
Limitado a 20 pessoas.

Inscrições prévias através do 234 329 990 ou visitas.mmi@cm-ilhavo.pt