Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Logo MuSEAum

Sentidos de Mar: Pão de Vale de Ílhavo e Ervas do Mar - SUSPENSO

22 de Março de 2020
Site mmi sentidos de mar 2020 1 772 9999

Visitas orientadas Sentidos de Mar - integra a Rota das Padeiras 2020

Inclui disponibilização de bicicleta, visita a produção agrícola, a moagem tradicional e degustação preparada pelo chef Ricardo Matos Marques. 11,00€/pessoa


Face ao surto pandémico do COVID-19, o Município de Ílhavo suspende todas as iniciativas até dia 5 de abril. Este evento está suspenso com nova data a definir.

 

 

Nesta viagem do mar em terra, pegamos nas bicicletas para ir à descoberta das “ervas do mar” biologicamente produzidas na Terra d’Avó, juntamente com outras ervas aromáticas, flores comestíveis e micro legumes.

A visita levar-nos-á também à descoberta da bicentenária Moagem Valente, desde há quatro gerações a produzir farinhas em mó de pedra. Haverá ainda tempo para visitar o forno e a sede d’Os Baldas, onde ocorre a Rota das Padeiras e onde o jovem talento culinário Ricardo Matos Marques nos dará a degustar a fusão destes maravilhosos sabores!

À sua espera estará uma viagem “com alma” à procura das origens dos melhores ingredientes e dos mais tradicionais paladares… Uma viagem culinária onde se encontram mar e terra mas que também nos dará a conhecer (ou a reviver) encantadoras pessoas e paisagens.

 

Inscrições prévias através do 234 329 990 ou visitas.mmi@cm-ilhavo.pt e sujeitas a confirmação.
Duração estimada: 2h30
Idade mínima recomendada: 12 anos
Bicicletas, seguro, degustação e visitas orientadas disponibilizados pela organização.
Inscrições limitadas a 20 pessoas e sujeitas a confirmação.
Partida/chegada: Cais da Malhada, Ílhavo
Esta visita será realizada com a "Balão Mágico" (RNAAT Registo n.º 2162/2018).

 
Sentidos de Mar...

Iniciativa do Museu Marítimo de Ílhavo que inclui, entre outras atividades, visitas orientadas maioritariamente no exterior do museu. A pretexto do mar, das pescas e das comunidades irão experimentar-se e visitar-se, quase sempre ao ar livre, o património marítimo e iconográfico do Município de Ílhavo, incluindo o religioso, bem como outros aspetos muito particulares e relevantes mas menos abordados da cultura marítima local... Antecipamos, desde já, muitas surpresas!

Atividade inserida no projeto Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades, programa de cultura em rede dinamizado pelos Municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa, no Centro de Portugal. É cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.