"O Presente de César - Quem vai ao mar não volta à terra" é uma peça do Teatro Viriato/CAEV, com texto original de Sandro William Junqueira, encenação de Giacomo Scalisi e interpretação de Graeme Pulleyn, Gabriel Gomes e Sofia Moura.
Um jantar com sobremesa de bacalhau com sabor a ficção. Os dramas vividos em família daqueles que partem para pescar um peixe em mares longínquos e os dramas daqueles que ficam. Conta a história de César Tróia e da sua Família, e fala do bacalhau, o mais português dos peixes que fala norueguês, das terras do Demo entre Douro e Dão e dos bancos da Terra Nova ao largo do Canadá. É a história de muitos homens e mulheres que não tiveram a possibilidade de escolher a própria vida.
Nestas terras, onde o peso da saudade faz parte do ser, faz parte da alma, o reencontro tem um sabor acre, amargo, salgado. O sabor a bacalhau. O sabor que faz parte da nossa história. A nossa história de dureza além-mar onde os homens escolhem o frio, o nevoeiro, a solidão. E esta solidão fica, para sempre, dentro deles. Mesmo numa casa povoada de família preferem estar sós e só pensam em voltar, marear, pescar. Pescar longe do mundo, pescar longe do ser. Nessas terras onde o peso da saudade faz parte de nós.
"O Presente de César" resulta de uma encomenda e produção do Teatro Viriato/CAEV para a Rede Cultural Viseu Dão Lafões. Através desta rede, o Teatro Viriato “desconcentra” a sua atividade para outros territórios e reforça o trabalho de cooperação cultural em rede com estruturas de programação e de criação artísticas de referência. A estreia da peça fora da Rede Cultural para a qual foi criada terá lugar no Município de Ílhavo, dias 15 e 16 de novembro, para integrar a comemoração do Dia Nacional do Mar.
19h30~22h00
Limitado a 60 pessoas (cada sessão)
€12,00
Bilhetes disponíveis: Museu Marítimo de Ílhavo, Navio-Museu Santo André e na Bilheteira Online aqui.
Apoios: Liporfir e Teka