Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Logo MuSEAum

D. Júlio Tavares Rebimbas. Centenário, exposição e fotobiografia

21 de Janeiro de 2022
Rebimbas site 1 772 2500

Cem anos após o nascimento de D. Júlio Tavares Rebimbas, o Centro de Religiosidade Marítima, polo museológico do Museu Marítimo de Ílhavo, inaugura uma exposição foto biográfica, na qual se realçam as qualidades de padre exemplar, nos 16 anos empenhados como prior em Ílhavo, e de um Bispo e Arcebispo com dons de eleição, nas Dioceses do Algarve (1965), Lisboa (1972), Viana do Castelo (1977) e Porto (1982). 
A exposição “D. Júlio Tavares Rebimbas: centenário, exposição e fotobiografia” reúne memórias e objetos do sacerdote querido dos ilhavenses, permanecendo no Centro de Religiosidade Marítima até 15 de agosto, com visita gratuita.


D. Júlio Tavares Rebimbas nasceu no Bunheiro, a 21 de janeiro de 1922, filho de uma família modesta, à beira da Ria de Aveiro, tendo encontrado o seu caminho no seminário, onde se tornou sacerdote.

Amava Ílhavo. Sensibilizava-o profundamente tudo o que era vida da gente do mar, como gostava de referir “passou toda a vida a fazer pontes”, no sentido de pontificar. Explicava que era algo genético, propenso de quem nasce nesta região, onde abunda o “ser anfíbio”, que partilha a água e a terra, e onde forçosamente se aprende a ser “ponte”.

Em Ílhavo aproximou margens, e, na verticalidade do seu caráter, conversador e próximo dos corações ilhavenses sofridos por causa do mar, conduziu o povo na reconstrução da sua Igreja, renovação da comunicação litúrgica e fundação de valências de apoio social.

Faleceu aos 88 anos, a 6 de dezembro de 2010, de uma vida inteira dedicada à Igreja de norte a sul de Portugal. Em gratidão, doou a Ílhavo a sua cruz peitoral oferecida na sua ordenação a Bispo do Algarve, a 26 de dezembro de 1966, atualmente exposta no Centro de Religiosidade Marítima.

 

Exposição patente até 15 de agosto de 2022 no Centro de Religiosidade Marítima

Visita gratuita

Informação adicional: