Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Logo MuSEAum

Novas Vistas Lumière 2020 já tem vencedores

20 de Dezembro de 2020
Amor a beira mar site 1 772 2500

A edição 2020 do concurso Novas Vistas Lumière já tem vencedores. Pedro Lima, com a curta “Amor à Beira Mar”, foi o premiado na categoria + 19 anos ficção; “Rasteira”, de Tiago Cerveira, foi a curta preferida na categoria + 19 anos documentário; na categoria 16-18 anos venceram Gabriel Pinho e Luís Almeida com a curta “Bring it Back”; e Rosa Ramos ganhou na categoria 12-15 anos, com “Inspiração”.

Visto que foi cancelado o programa do último fim de semana da edição especial do Mar Film Festival (no qual estava prevista a entrega destes prémios), o anúncio dos filmes vencedores e exibição dos mesmos realizou-se, online, nos dias 19 e 20 deste mês, nas páginas de Facebook do Mar Film Festival e do Museu Marítimo de Ílhavo.

Em todas as categorias, o vencedor recebe um prémio monetário: 500 euros para cada uma das categorias + 19 anos, documentário e ficção; 250 euros para a categoria 16-18 anos; e 150 euros para a categoria 12-15 anos.

O concurso Novas Vistas Lumière, com coordenação científica de Jorge Seabra, é uma competição de curtíssimas metragens do Mar Film Festival, inspirada nos filmes dos irmãos Lumiére, realizados no início da arte cinematográfica. Mantendo as características das Vistas Lumière, são admitidas a concurso todas as obras com duração até dois minutos, de um só plano, a preto e branco, sem som, sem movimentos de câmara físicos ou óticos, ficcionais, documentais, ou com ambos os registos, produzidas no ano anterior ou no ano em que se realiza Mar Film Festival.
Trata-se de um desafio criativo, porque não permite que os concorrentes utilizem algumas das possibilidades tecnológicas dos meios atuais, levando-os a concentrarem-se apenas na componente narrativa que a imagem em movimento contém.

Mais info: www.marfilmfestival.pt

Informação adicional: