Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Logo MuSEAum

Atribuído 5.º Prémio de Modelismo Náutico Museu Marítimo de Ílhavo

14 de Novembro de 2020
Concurso modelismo 1 772 2500

O vencedor do 5.º Concurso de Modelismo Náutico Museu Marítimo de Ílhavo, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, foi Sérgio Paulo Neto Oliveira Agra que concebeu um modelo do navio “Santa Joana”, de arrasto lateral, construído à escala 1/75. O prémio foi entregue, no sábado passado, por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Mar.


Esta edição do concurso, lançada em março de 2019, sob o tema “Navios Bacalhoeiros de Arrasto Lateral”, encerrou com a exposição, no dia 14 de novembro, no Museu Marítimo de Ílhavo, dos três modelos a concurso.

Como entidade promotora, a Câmara Municipal de Ílhavo atribuiu ao vencedor um prémio no valor de 3.500 euros, ficando a obra premiada a constituir propriedade da Autarquia e integrada no espólio do Museu Marítimo.

Desde 2011, o Concurso de Modelismo Náutico é uma das vertentes práticas da promoção da cultura do mar e dos patrimónios imateriais, permitindo em simultâneo o acréscimo de património material ao Museu com obras de elevado interesse museológico.

Informação adicional: