Museu Marítimo de Ílhavo
O Museu Marítimo de Ílhavo

Casa das máquinas

mmi-1.jpgÉ o “coração” do navio. Aqui se instalam os equipamentos necessários à vida a bordo. O trabalho dos maquinistas e do eletricista era muito intenso. Durante um turno, os homens trabalham ininterruptamente em condições difíceis devido ao ruído e à exiguidade do espaço.
 
Motor principal: Werkspoor N.V. a gasóleo, n.º 1182, com uma potência inicial de 1100 cv, sobrealimentado para uma potência máxima de 1700 cv. Apesar da potência, o navio atinge apenas uma velocidade máxima de 11 nós (cerca de 20 Km/h). O Santo André tem uma capacidade de 450 mil litros de gasóleo, com um consumo médio de cerca de 250 l/h.
 
Caldeira: para aquecer a água utilizada no sistema de aquecimento, tem associado o complexo sistema de exaustão de gases do motor, libertados pela chaminé.
 
Geradores: Lister Blackstone Marine Limited de 396 cv, a gasóleo, fornecem e asseguram a distribuição de energia ao navio.
 
Dessalinizador: retira, através de processos químicos e físicos, os sais presentes na água do mar para a transformar em água potável. A capacidade total desta máquina é de cerca de 1 500 litros por dia.