Museu Marítimo de Ílhavo
O Museu Marítimo de Ílhavo

Coleção

mmi-1.jpgNa génese do Museu Marítimo de Ílhavo esteve a criação de um Museu de âmbito regional, por isso as coleções que hoje habitam o nosso Museu espelham a sua vocação inicial. A par das coleções mais identitárias do Museu, uma vasta coleção de objetos relacionados com a pesca à linha do bacalhau e com as fainas agromarítimas da Ria de Aveiro com destaque para as diversas artes de pesca da laguna, o Museu é detentor de um património local e regional que espelhava a vivência dos Ílhavos, não faltando por isso uma valiosa coleção de cerâmica, com especial relevo para os vidros e porcelanas da Vista Alegre, coleção de pintura, escultura e desenho e uma vastíssima coleção de malacologia, bem como uma coleção de algas marinhas.

Temporalmente, estas coleções abrangem o final do século XIX até ao século XX. Incidindo sobretudo sobre o litoral português estas coleções refletem a vivência marítima e a influência da pesca nas populações ribeirinhas.
 

Peça do Trimestre

Esta edição trimestral tem como objetivo dar a conhecer uma peça pertencente às coleções do Museu, reconstruindo a sua história antes e após a sua incorporação. Com um vasto e rico espólio, pretende-se divulgar não só os objetos de arte plástica mas também aqueles que compõem as coleções de História Natural, da Ria de Aveiro e da Faina Maior.

Peça n.º 1 | 18 de abril de 2013 - Estudo para os Painéis da Escadaria do Palácio de S. Bento – Alegorias à Indústria, Arte, Ciência e Humanidades, à Agricultura e Comércio