Museu Marítimo de Ílhavo
O Museu Marítimo de Ílhavo

CIEMarÍlhavo

CIEMar-Ílhavo – Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar
ciemar.jpg
 
O CIEMar-Ílhavo é uma subunidade do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) e, por inerência, do Município de Ílhavo. Elemento estruturante do novo ciclo de vida do MMI, destina-se a desempenhar uma missão de investigação científico-cultural que tem como principais objetivos alimentar e renovar o projeto cultural do Museu.
A criação deste centro de investigação dotado de funcionalidades arquivísticas, tecnológicas e formativas no domínio da cultura do mar, tem ainda a intenção de impulsionar a dinâmica de investigação do Museu, ampliando-a de forma criativa e projetando-a a escalas mais amplas.
 
Instalado no edifício que resulta da ampliação e remodelação do antigo Externato de Ílhavo/Escola Preparatória (projeto de autoria de Filipe Costa e João Almeida, da JAFC Arquitectos), junto ao MMI, o CIEMar-Ílhavo foi imaginado como uma estrutura aberta a uma vasta comunidade de públicos e ao estabelecimento de sinergias com diversas instituições e agentes de cultura e conhecimento, nomeadamente em articulação com Universidades e centros de investigação de reconhecida competência na área marítima.
 
O CIEMar-Ílhavo assume-se como organização ativa no processo de desenvolvimento local, regional e nacional; como organização relevante no processo de valorização social da maritimidade.
 
O CIEMar-Ílhavo é composto por quatro valências ou subunidades:
 
CIEMar – unidade de investigação nas áreas de História Marítima, Antropologia Marítima, Geografia Marítima e investigação pluridisciplinar sobre conteúdos e patrimónios materiais e imateriais representados no MMI.
 
DocMar - arquivo de temática marítima de singular importância, permite o desenvolvimento de projetos de investigação sobre temas marítimos, em geral, e memória das pescas, em particular. O DocMar é constituído por diversos fundos de arquivo, entre os quais se destacam o Fundo Especial Octávio Lixa Filgueiras, o Fundo da Comissão Reguladora do Comércio de Bacalhau, os acervos de diversas empresas de pesca do bacalhau, assim como, sob a forma de depósito, o arquivo da Administração do Porto de Aveiro.
Aberto à consulta pública.
 
ForMarÍlhavo – unidade de educação informal capaz de socializar grandes temas de cultura marítima e de partilhar resultados de investigação do CIEMar em articulação com outros agentes e instituições.
 
Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA) - Pólo de Ílhavo – A Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo é uma subunidade do CIEMar e representa um Pólo de Incubação da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA), tendo com principal objetivo apoiar os empreendedores no desenvolvimento das suas ideias de negócio, disponibilizando meios físicos e materiais que lhe permitam transformar os seus projetos em realidades empresariais. [ver mais]
 
 

Empresas instaladas na Incubadora de Empresas

 

A ALGAplus é uma empresa portuguesa que resulta da transferência do conhecimento académico e científico para uma atividade económica. Com foco nas necessidades da sociedade moderna, tanto em termos de consumo como de exploração responsável dos recursos naturais, a principal área de negócio é a produção e comercialização de macroalgas marinhas e seus derivados para os mercados alimentar e de bem-estar. Sob o desígnio das suas marcas ALGA+, Tok de Mar e Sea Originals, procura satisfazer as necessidades de biomassa de clientes empresariais e particulares com um rigoroso controlo de qualidade, contribuindo simultaneamente para a sustentabilidade e preservação ambiental.

A Composite Solutions, Lda é uma empresa com apenas seis meses de vida e foi pensada e constituída por Paulo Neta (CEO) e Ricardo Neta (Engenheiro Mecânico). Este projeto nasceu da experiência e aptidão comprovada do Ricardo após ter sido colaborador no INEGI e ter desenvolvido o seu trabalho de engenharia sempre em torno da área marítima e das estruturas compósitas. A empresa é dedicada ao desenvolvimento de soluções integradas para aplicações marítimas, e os seus produtos, nascem todos a partir de uma premissa que implica a utilização de materiais compósitos de geometria simples.

A empresa criada por Valentina Chkoniya sob a designação VTMar, assenta num projeto que prevê o aprofundamento dos estudos de mercado associados à Economia do Mar e a sua capacitação como ferramenta de apoio aos processos de decisão das empresas. Por outro lado, a componente de investigação e desenvolvimento assenta na criação de metodologias e ferramentas inovadoras no campo dos estudos de mercado, sistemas marítimos inteligentes, sistemas de informação, recolha e análise de dados e transformá-los em produtos comerciais, autónomos, geradores de riqueza por via da transferência, criação e partilha de software e ferramentas analíticas.

A SmartCoast é uma spin-off da Associação Inova-Ria e tem como objetivo o desenvolvimento e a demonstração de novas tecnologias para a Competitividade da Economia do Mar, respondendo às necessidades da Política Regional e Nacional para estes setores. Tudo isto será feito através de Investigação e Desenvolvimento, formação e transferência de tecnologia aplicados à Inovação Tecnológica com vista à criação de produtos.

 

Morada

Travessa Alexandre da Conceição
3830-196 Ílhavo
 
GPS - N 40.36’15’’ O 8.40’02’’
 
Horário
Segunda a sexta-feira
9h00~17h00
 
Contactos
Tel.: (+351) 234 092 496
 
 

 

Boletim CIEMar-Ílhavo
Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar do Município de Ílhavo

Boletim n.º 1 - abril de 2013

Boletim n.º 2 - março de 2014

Boletim n.º 3 - março de 2015

Boletim n.º 4 - abril de 2016

Boletim n.º 5 - abril de 2017

.