Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

CIEMarÍlhavo

CIEMar-Ílhavo – Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar

ciemar.jpg
 
O CIEMar-Ílhavo é uma subunidade do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) e, por inerência, do Município de Ílhavo. Elemento estruturante do novo ciclo de vida do MMI, destina-se a desempenhar uma missão de investigação científico-cultural que tem como principais objetivos alimentar e renovar o projeto cultural do Museu.
A criação deste centro de investigação dotado de funcionalidades arquivísticas, tecnológicas e formativas no domínio da cultura do mar, tem ainda a intenção de impulsionar a dinâmica de investigação do Museu, ampliando-a de forma criativa e projetando-a a escalas mais amplas.
 
Instalado no edifício que resulta da ampliação e remodelação do antigo Externato de Ílhavo/Escola Preparatória (projeto de autoria de Filipe Costa e João Almeida, da JAFC Arquitectos), junto ao MMI, o CIEMar-Ílhavo foi imaginado como uma estrutura aberta a uma vasta comunidade de públicos e ao estabelecimento de sinergias com diversas instituições e agentes de cultura e conhecimento, nomeadamente em articulação com Universidades e centros de investigação de reconhecida competência na área marítima.
 
O CIEMar-Ílhavo assume-se como organização ativa no processo de desenvolvimento local, regional e nacional; como organização relevante no processo de valorização social da maritimidade.
 
O CIEMar-Ílhavo é composto por quatro valências ou subunidades:
 

CIEMar 

Unidade de investigação nas áreas de História Marítima, Antropologia Marítima, Geografia Marítima e investigação pluridisciplinar sobre conteúdos e patrimónios materiais e imateriais representados no MMI.
 

DocMar 

Arquivo de temática marítima de singular importância, permite o desenvolvimento de projetos de investigação sobre temas marítimos, em geral, e memória das pescas, em particular. O DocMar é constituído por diversos fundos de arquivo, entre os quais se destacam o Fundo Especial Octávio Lixa Filgueiras, o Fundo da Comissão Reguladora do Comércio de Bacalhau, os acervos de diversas empresas de pesca do bacalhau, assim como, sob a forma de depósito, o arquivo da Administração do Porto de Aveiro.
Aberto à consulta pública.
 

ForMarÍlhavo 

Unidade de educação informal capaz de socializar grandes temas de cultura marítima e de partilhar resultados de investigação do CIEMar em articulação com outros agentes e instituições.
 

Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo

A Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo tem como principal missão apoiar os empreendedores no desenvolvimento das suas ideias de negócio, disponibilizando espaços físicos, que podem ser individualizados ou partilhados, e um conjunto de serviços e apoios que proporcionam a inserção dos empreendedores num ambiente empresarial e que lhes permite transformar os seus projetos em realidades empresariais. Tem como temática empreendedora a Economia do Mar, assumindo, no âmbito da IERA – Rede de Incubadoras da Região de Aveiro, uma presença diferenciada e única. 
Localiza-se no Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar (CIEMar-Ílhavo), junto ao Museu Marítimo de Ílhavo, contemplando espaços de incubação individuais e em regime de co-working, sala de reuniões, sala polivalente, espaço verde e foyer, todos com acesso 24h. São também disponibilizados aos empreendedores serviços de apoio administrativo e de apoio à incubação, estando ainda incluídos os serviços de limpeza, reprografia e apoio à divulgação e promoção das empresas.
A Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo está disponível para avaliar, alojar e apoiar novas ideias de negócio, especialmente, na área do desenvolvimento de novos produtos com forte incorporação de inovação e tecnologia na área da economia do mar, podendo os empreendedores também capitalizar de uma rede alargada de parcerias, com destaque para a Universidade de Aveiro e para o seu Parque de Ciência e Inovação.
A Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo é uma das entidades acreditadas a nível nacional, no âmbito do PORTUGAL2020 e Startup Portugal para a prestação de serviços de incubação a startups inovadoras na área da economia do mar.
 
 
A quem se destina?
Destina-se a empreendedores que pretendem desenvolver a sua ideia de negócio, visando a criação de valor através de novos projetos, produtos e/ou serviços, potenciando a dinamização da economia e a criação de emprego.
 
Como candidatar a minha ideia de negócio?
O processo de candidatura tem início com reuniões de caracterização das ideias de negócio, sendo fornecido aos promotores um breve diagnóstico sobre a viabilidade da ideia e as condições mínimas para a sua execução. No processo será aferida a capacidade dos empreendedores para a concretização da ideia de negócio e identificados os recursos necessários para a sua implementação.

Localização e instalações
A Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo localiza-se no Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar (CIEMar-Ílhavo), elemento estruturante da vida do Museu Marítimo de Ílhavo.

Programa de incubação
O Programa de Incubação tem a duração mínima de seis meses e máxima de três anos, implementando-se a partir do momento em que o processo de constituição da empresa está concluído, sendo preparado de acordo com o estado de maturação da ideia de negócio após avaliação da candidatura apresentada.

Incubadora - Mais informação:
safe@cm-ilhavo.pt
Tel. 234 092 496


Morada CIEMar

Travessa Alexandre da Conceição
3830-196 Ílhavo
 
GPS - N 40.36’15’’ O 8.40’02’’
 
Horário
Segunda a sexta-feira
9h00~17h00
 
Contactos
Tel.: (+351) 234 092 496
 
 

 

Boletim CIEMar-Ílhavo
Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar do Município de Ílhavo

Boletim n.º 1 - abril de 2013

Boletim n.º 2 - março de 2014

Boletim n.º 3 - março de 2015

Boletim n.º 4 - abril de 2016

Boletim n.º 5 - abril de 2017

.