Museu Marítimo de Ílhavo
O Museu Marítimo de Ílhavo

Serviço Educativo

 
Serviço Educativo Municipal de Ílhavo (SEMI) é uma importante e inovadora aposta da Câmara Municipal, pois redefine objetivos e estabelece novos compromissos na construção de uma dinâmica educativa municipal ainda mais forte e coesa, indo ao encontro das necessidades reais do Município e de toda a sua Comunidade.
Este novo serviço, implementado no ano letivo 2011/2012, vem fortalecer e consolidar os princípios e propósitos da Câmara Municipal de Ílhavo, promovendo uma política de educação inovadora e envolvendo, de forma articulada e integrada, os diversos espaços municipais – Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI), Centro Cultural de Ílhavo (CCI), Centro de Educação Ambiental (CEA), Escola Municipal de Educação Rodoviária (EMER), Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) e Pólo Navio Museu Santo André (NMSA). Desta forma, o SEMI congrega e otimiza esforços, rentabiliza recursos e redefine prioridades, potenciando assim uma ligação e uma intervenção mais concertada na construção de um Serviço Educativo que se quer cada vez mais Integrado e Integrador, com vista a melhor servir toda a Comunidade Educativa. Para conhecer toda a atividade do SEMI, aceda aqui.
 
O Serviço Educativo do Museu Marítimo de Ílhavo tem como objectivos promover os patrimónios marítimos, materiais e imateriais, a história local e as culturas marítimas, dar a conhecer a memória da pesca do bacalhau e das fainas agro-marítimas como identidades em constante mutação e sensibilizar para as questões ambientais relacionadas com a preservação dos oceanos e a biodiversidade da Ria. Estes objectivos são atingidos através da exploração das coleções do Museu, permanentes e temporárias, assim como pela exploração do edifício em si, da sua arquitectura e da interacção entre os espaços interiores e exteriores. O Museu estende-se ainda ao seu pólo, o Navio Museu “Santo André”, o qual permite experienciar a vida a bordo de um arrastão clássico da pesca do bacalhau.
 
O Serviço Educativo pretende ainda desenvolver a sensibilidade artística dos públicos, em especial o público escolar, através de ações que potenciem a cultura marítima, disponibilizando uma oferta diversificada, que alia conhecimento e lazer.
 
Visitar o Museu Marítimo de Ílhavo e o seu pólo Navio Museu “Santo André” é embarcar numa aventura dos sentidos!
 
 Oferta Educativa 2016/2017

Pré-escolar

1.º Ciclo

2.º Ciclo

3.º Ciclo

Secundário

Seniores

Famílias