Museu Marítimo de Ílhavo
O Museu Marítimo de Ílhavo

Publicações digitais

Barcos de Portugal - obras selecionadas de Octávio Lixa Filgueiras

A edição digital de uma coletânea de textos de Octávio Lixa Filgueiras, arquiteto e etnólogo naval falecido em 1996, cujo espólio documental e bibliográfico se encontra no Museu Marítimo de Ílhavo por generosa doação familiar, constitui seguramente uma bela notícia para todos os cultores da arte naval.

Na sua fecunda introdução a este livro, o Prof. Eric Rieth, companheiro de estudos e de escrita de Lixa Filgueiras, honra a obra do Professor Arquiteto colocando em relevo a dimensão antropológica das suas investigações, o seu rigor e obstinação de descoberta das raízes geoculturais do “objeto total” das culturas marítimas: o barco.
Ao produzir e disponibilizar, de forma livre e acessível a vários suportes de leitura digital, esta edição de sete textos de Octávio Lixa Filgueiras, publicações há muito esgotadas e muito procuradas por inúmeros investigadores e amantes do património marítimo, o Museu Marítimo de Ílhavo reafirma a sua missão de entidade pública municipal dedicada à investigação e preservação dos patrimónios marítimos.

Textos:

  • A Arte de Construção no Estudo das Tradições Navais, 1958
  • Barcos, 1963
  • Construções Navais Portuguesas, 1965
  • No Crepúsculo das Embarcações Tradicionais,1970
  • Barcos de Pesca de Portugal, 1981
  • Navegação à Vela, Barcos à vela dos rios portugueses, 1982
  • Le Portugal - Les Embarcations Traditionnelles, 1993

 

[DOWNLOAD] Barcos de Portugal obras selecionadas de Octávio Lixa Filgueiras

Instruções: Esta publicação digital está em formato SWF, normalmente instalado nos sistemas operativos. Se o ficheiro não for reconhecido aconselhamos que instale ou atualize o Adobe Flash Player e o Adobe Shockwave Player. A versão em PDF é disponibilizada após solicitação email ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt.