Museu Marítimo de Ílhavo
O Museu Marítimo de Ílhavo

“Mar”, de Miguel Torga - Projeto de Teatro Comunitário

18 Maio 2017
Mar site 1 772 2500

No ano em que comemora o 80.º aniversário da sua fundação, o Museu Marítimo de Ílhavo assinala o Dia Internacional dos Museus com a encenação do texto "Mar", do autor transmontano Miguel Torga. Partindo desta obra dramatúrgica, o encenador Alexandre Sampaio está a desenvolver um trabalho conjunto com a comunidade, que envolve atores amadores, músicos e bailarinos.

 

O Espetáculo

Adaptada da obra homónima de Miguel Torga, editada em 1941, “Mar” remete-nos para a vida de uma aldeia piscatória e a épica pesca do bacalhau. Exortação humanista, e não distante de uma dialética de Eros e Tanatos, esta obra apresenta-nos ainda aspetos de reflexão sociocultural importantes de abordar. É grande a proximidade ao contexto ilhavense, pelo que se opta por manter a estrutura clássica da narrativa, trabalhando uma espacialidade mais contemporânea e um caráter performativo vincado, com o recurso aos audiovisuais e diversos convites à participação comunitária. Procura-se, assim, sedimentar na memória coletiva um espaço por muitos partilhado, de forte referência imagética e identitária, e um património que, certamente, reflete os caminhos do amanhã. (Alexandre Sampaio)

 

O encenador

Alexandre Sampaio é encenador, performer, animador cultural e formador em teatro e drama. Colabora com várias companhias de teatro e é responsável por iniciativas de arte comunitária. Orientou ateliês expressivos em escolas e universidades, casas da cultura, museus, associações e empresas. Criativo
multidisciplinar, nos últimos anos tem-se dedicado também a projetos na área da fotografia, ilustração e poesia, com diversas obras editadas.

 

Evento integrado no programa comemorativo do 80.º Aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo [ver mais]