Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

New Found Land - fotografia de Luís Monteiro

08 de Agosto de 2013 a 26 de Outubro de 2013
Dscf5900 1  1 772 9999

Portugal foi o último país europeu a utilizar navios à vela numa frota de pesca longínqua. De diversos portos portugueses partiram os últimos navios de pesca do bacalhau à linha, para a Terra Nova e Gronelândia.
O trabalho a bordo desses míticos navios decorria em condições extremas. Quem completasse sete campanhas seguidas, livrava de serviço militar, o que nos anos sessenta significava fugir às guerras coloniais.
Ainda assim, muitos pescadores e homens da terra queriam experimentar uma aventura perigosa, um processo de descoberta, uma transformação do modo de ver e de sentir.
Construir a memória desta aventura humana passa por lhe atribuir um sentido no presente, com base em documentação imagética, registada de forma intermitente pelos pescadores, e de forma mais regular por letrados, sejam eles oficiais ou cientistas, portugueses ou estrangeiros.

Luís Miguel Monteiro (n. 1975) nasceu em Águeda, em 1975. Cresceu em São João da Madeira e, atualmente, vive em Lisboa. Tem desenvolvido vários projectos de autor em fotografia, associados à construção da memória. Participou em diversas exposições individuais e coletivas.

Artist’s statement
O meu trabalho em fotografia é baseado em séries de imagens. Procuro, nos meus projectos autorais, investigar a capacidade que a fotografia encerra para sugerir realidades e questionar a apetência que o meio tem para descrever o real. Interessa-me trabalhar o registo visual, recriando uma forma de passado em que a localização temporal deixa de ser importante ou evidente.