Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Peça do mês de abril: zagaias, zagaíns e zip-zip

01 de Março de 2018 a 31 de Março de 2018
Zagaia1 1 772 9999

Zagaias, zagaíns e zip-zip são peças em chumbo, umas de formato afuselado, outras de aparência zoomórfica, semelhantes a pequenos peixes, que podiam ser fundidas nas oficinas das empresas armadoras ou a bordo dos navios de pesca. Numa das extremidades todas possuíam anzóis duplos ou triplos, no outro extremo era comum serem apetrechadas com destorcedores ou suevlos aos quais se unia a linha de pesca. De uma forma geral, usadas como falso isco na pesca do bacalhau eram raspadas a canivete pelo próprio pescador, para que a peça de chumbo ficasse brilhante e apelativa ao apetite voraz do bacalhau.

 

“[…]Vão-se passando as horas, lá se vê o pescador, de pé, ora zagaindo, em movimentos bruscos, ora pescando à linha, movimentos suaves, lentos, os anzóis iscados com pedaços de cagarra, ainda melhor os painhos, ou com os moluscos encontrados nos buchos do bacalhau.[...]”

In LOPES, Ana Maria e MARQUES, Francisco, Faina Maior – A pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova, 3ªedição, Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo, 2015.