Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

TÁ MAR 2012

07 de Dezembro de 2012 a 08 de Dezembro de 2012
Tamar 1 772 9999
No âmbito das comemorações dos seus 75 anos, o Museu Marítimo de Ílhavo convidou o encenador Graeme Pulleyn a desenvolver um projeto teatral a partir do texto clássico de Alfredo Cortez. Neste projeto, o encenador propõe-se trabalhar com atores, músicos e toda a comunidade do Concelho de Ílhavo numa interpretação contemporânea de “Tá Mar”.
 
No âmbito das comemorações dos 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, convidámos o encenador Graeme Pulleyn a elaborar um novo projeto teatral, a partir do célebre texto de Alfredo Cortez, Tá Mar, cuja peça estreou a 11 de janeiro de 1936, em Lisboa, tendo sido um dos maiores êxitos do teatro português.

Este projeto tem a intenção de recriar um património cultural quase mítico e perdido no tempo, promovendo abordagens contemporâneas sobre o imaginário e a vida social das comunidades de pescadores.

A peça conta com a participação de 24 atores amadores, com idades compreendidas entre os 7 e os 70 anos, provenientes de Ílhavo, Aveiro e Oliveira do Bairro, que nos últimos meses realizaram ensaios intensos, coordenados pelo encenador.
Esta co-produção entre o Centro Cultural de Ílhavo e o Museu Marítimo de Ílhavo conta ainda com cenografia e figurinos de Beatriz Rodrigues.

Este espetáculo está montado em três atos distintos, onde se propõe um jogo teatral suportado por uma história “emotiva, chocante, melodramática e romântica”, que celebra as grandes histórias da época de ouro do cinema teatral português dos anos 30 e 40.