Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Visita especial: O silêncio do fundo do mar

13 de Janeiro de 2018
Fundo do mar 1 772 9999

Tanto os velhos marinheiros de Ílhavo contam as histórias das idas à pesca, como os velhos bacalhaus contam as aventuras por que passaram ao longo dos anos lá nos bancos da Terra Nova. Já pensaram que o silêncio do fundo do mar tem sabedorias a descobrir? Nesta visita mergulhamos no aquário ao encontro dos velhos bacalhaus para conhecer as suas histórias. Uma outra visão da mesma história, uma história vinda do fundo do mar.

 

13 janeiro 2017 | sábado | 15:30

 

É sabido que a sabedoria está nos mais velhos, os cabelos brancos mostram anos de experiência acumulada e muitos ensinamentos estão nas suas histórias, se tivermos oportunidade de ouvir. O mesmo acontece com as comunidades de bacalhaus. Os anciãos, com os seus bigodes atentos e os seus olhos cansados, passam os conhecimentos aos mais novos, ali no fundo do mar, em reuniões feitas de silêncios que só alguns conseguem entender... Os jovens bacalhaus são ensinados sobre estratégias para melhor sobreviverem, como o sítio onde o alimento é mais abundante devido às correntes marítimas e alertados para as manhas dos pescadores que com os seus botes e as suas brilhantes zagaias vêm tentar iludir os curiosos bacalhaus.

Tanto os velhos marinheiros de Ílhavo contam as histórias das idas à pesca como os velhos bacalhaus contam as aventuras por que passaram ao longo dos anos lá nos bancos da Terra Nova. Já pensaram que o silêncio do fundo do mar tem sabedorias a descobrir? Nesta visita mergulhamos no aquário ao encontro dos velhos bacalhaus para conhecer as suas histórias. Uma outra visão da mesma história, uma história vinda do fundo do mar.

 

Ação integrada no 5.º Aniversário do Aquário dos Bacalhaus

Inscrições até 11 de janeiro:

234 329 990 ou visitas.mmi@cm-ilhavo.pt