Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

5.º Aniversário do CIEMar-Ílhavo

01 de Abril de 2017
Ciemar aniversario 1 772 9999

O CIEMar-Ílhavo comemora o seu 5.º aniversário no dia 1 de abril, com um programa multifacetado. De manhã o Museu mostra a sua polivalência, com a realização de uma aula de yoga no Aquário dos Bacalhaus e com uma oficina de modelismo náutico. A sessão comemorativa começa às 17:00, com um conjunto momentos de grande interesse: a inauguração da exposição "Ílhavo - Memória e Identidade", um projeto académico da Universidade de Aveiro; a apresentação da publicação “História e Memória do Porto Bacalhoeiro”; a abertura da remodelação da exposição de modelos de navios na Sala dos Mares; e a apresentação do Boletim digital n.º 5 do CIEMar-Ílhavo.
Este será mais um dos momentos da comemoração do 80.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo, que se prolongará até ao fim do ano.


Yoga no Aquário dos Bacalhaus*

9:30-10:30


Dinamização da Oficina de Modelismo Náutico, pela TEAM

10:00-12:30

 

Sessão comemorativa

17:00

  • Abertura da exposição “Ílhavo - Memória e Identidade”, projeto académico da licenciatura em Design da Universidade de Aveiro
  • Apresentação do livro “História e Memória do Porto Bacalhoeiro”, de Jorge Branco e Nuno Silva Costa
  • Apresentação do Boletim digital, n.º 5, do CIEMar-Ílhavo (já disponível)
  • Abertura da nova exposição de modelos de navios na Sala dos Mares

 

* Limitado a 22 participantes
Inscrições: museuilhavo@cm-ilhavo.pt ou 234329990
€3,00

 

O CIEMar-Ílhavo é uma subunidade do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) e, por inerência, do Município de Ílhavo. Elemento estruturante do novo ciclo de vida do MMI, destina-se a desempenhar uma missão de investigação científico-cultural que tem como principais objetivos alimentar e renovar o projeto cultural do Museu.
A criação deste centro de investigação dotado de funcionalidades arquivísticas, tecnológicas e formativas no domínio da cultura do mar, tem ainda a intenção de impulsionar a dinâmica de investigação do Museu, ampliando-a de forma criativa e projetando-a a escalas mais amplas.