Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Prémio Octávio Lixa Filgueiras sem vencedor

23 de Novembro de 2016
Ciemar1 1 772 9999

A terceira edição do Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras do Museu Marítimo de Ílhavo, embora muito participada como nas edições anteriores, não teve vencedor.

O júri, a que pertenceram os Professores Eric Rieth (Sorbonne, Paris I), Inês Amorim (FLUP), Miguel Filgueiras (filho do Arquiteto Octávio Lixa Filgueiras) e Álvaro Garrido (FEUC), deliberou, por unanimidade, não conceder o prémio nesta 3.ª edição do Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras.

Apesar dos trabalhos a concurso se adequarem ao apelo e objetivos do prémio, não constituíram contributos de conhecimento enquadrados nos níveis de exigência do prémio, nem do patamar qualitativo dos trabalhos distinguidos nas edições anteriores.
O Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras do Museu Marítimo de Ílhavo regressa em 2018 para cumprir a missão de promover investigação relevante dedicada a temas da cultura do mar e evocar e divulgar a obra de um dos mais reconhecidos investigadores portugueses de temas de cultura marítima.