Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Conversas de Mar: "Raça de Marinheiros", por Álvaro Domingues

05 de Março de 2016
Alvaro domingues1 1 772 9999

“Raça de Marinheiros” é uma conversa de mar que promete muito. Partindo de um poema de Ruy Belo, de 1973, Álvaro Domingues, geógrafo talentoso e excelente comunicador de ideias, animará uma tertúlia na sala de exposições temporárias do Museu Marítimo de Ílhavo, onde se encontra a exposição “Ser e Devir” do fotógrafo Virgílio Ferreira. Os mitos do mar, a paisagem costeira e a questão da identidade marítima dos portugueses serão os temas fundamentais.

 

Álvaro António Gomes Domingues (Melgaço, 1959) é geógrafo, doutorado em Geografia Humana e professor associado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

Atividade Docente: Professor do Mestrado Integrado em Arquitetura e do Curso de Doutoramento da FAUP; Membro do Conselho Científico da FAUP; Professor do Mestrado “Projeto do Ambiente Urbano” (FAUP/FEUP); Professor do Curso de Doutoramento da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Coimbra; Professor dos Cursos de Verão da Fundação de Serralves; Professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor Convidado da Universidade de Granada.

Colaborações regulares com outras universidades, fundações, jornal Público, associações profissionais e culturais e desenvolve uma atividade regular como conferencista.

Áreas de Investigação: Geografia Urbana, Urbanismo, Paisagem, Territórios, Políticas Culturais.

Dos seus livros recentes destacam-se: “Vida no Campo” (ed. Dafne, Porto, 2012), “A Rua da Estrada” (ed. Dafne, Porto, 2010) e “Políticas Urbanas II”, (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2012, com Nuno Portas e João Cabral)

 

5 março 2016 (sábado) | 16h30 | participação gratuita