Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Workshop de fotografia “Da ideia ao projeto”, por Virgílio Ferreira [ESGOTADO]

06 de Fevereiro de 2016 a 06 de Março de 2016
Workshop fotografia 1 772 9999

No âmbito da exposição de fotografia “Ser e Devir”, de Virgílio Ferreira (patente até 24 de abril), o Museu Marítimo de Ílhavo vai promover o workshop de fotografia “Da ideia ao projeto”, orientado pelo autor da exposição. A ação realiza-se durante três fins de semana, sábado e domingo, de manhã e de tarde, nos dias 6, 7, 13 e 14 de fevereiro e 5 e 6 de março.

Objetivos

Introdução de algumas estratégias e técnicas usadas nas diversas áreas temáticas da fotografia - documental e artística. Explorar paisagens culturais, sociais ou emocionais, criar histórias sobre lugares ou pessoas: desenvolver novas competências em termos de linguagem visual, técnica e conceptual associadas à produção fotográfica contemporânea.

Pontos-Chave

Durante esta formação intensiva de três fins de semana, os participantes irão realizar um projeto individual, que terá como objectivo a produção de um portfólio até ao final do workshop. Durante o curso os participantes terão orientações teóricas, técnicas e criativas, haverá discussão e análise do trabalho realizado.

Condições

Cada participante terá assegurar disponibilidade total de tempo durante o período de formação, bem como transporte, alojamento e alimentação. Cada participante deverá utilizar o seu próprio equipamento e materiais. O processo de seleção dos participantes será feito a partir de uma pré-inscrição através do envio de um portfólio de 5 a 10 imagens em baixa resolução (750 pixels lado maior), para o email museuilhavo@cm-ilhavo.pt.

Destinatários

Preferencialmente estudantes e profissionais de fotografia ou de outras áreas artísticas, professores e público em geral interessado em fotografia. Os participantes deverão ter mais de 18 anos.

Virgílio Ferreira nasceu no Porto e, recentemente, concluiu um Mestrado de Fotografia na Universidade de Brighton. O seu trabalho tem sido exposto na Europa, Médio Oriente, Estados Unidos e Sudeste Asiático, e está representado em várias coleções públicas e privadas. Para além de outras distinções, o fotógrafo foi recentemente reconhecido com o 1000 Words Award, um prémio europeu coordenado pela 1000 Words Photography Magazine, em parceria com Cobertura Photo, Atelier de Visu e Magnum Photos. Na área académica tem orientado ações de formação desde 1998 em escolas de fotografia e entidades culturais, destacando-se o Instituto Politécnico do Porto, Instituto Português de Fotografia, Fundação de Serralves e Encontros da Imagem. Para obter mais informação sobre o seu trabalho por favor consulte o link: www.virgilioferreira.com

Inscrições: até 1 de fevereiro

€ 20,00

Mais informações

Museu Marítimo de Ílhavo: 234 329 990 | museuilhavo@cm-ilhavo.pt