Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Museu Marítimo de Ílhavo atinge recorde de visitantes em 2015

01 de Janeiro de 2016
10 1 772 9999

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) fechou o ano de 2015 com o maior número de visitantes da sua história: registou 79 000 entradas. Este número supera o anterior record de públicos do Museu, alcançado em 2013, ano em que teve 77 mil visitantes.

 

Este número recoloca o MMI entre os dez museus mais visitados do país e confirma a tendência de alargamento de públicos que o Museu tem evidenciado ao longo dos últimos anos. A afirmação do MMI no plano nacional e internacional exprime-se numa atracção de públicos cada vez mais ampla, que conjuga o âmbito local, a região lagunar, os distritos da região centro e norte e todas as comunidades marítimas do país, às quais o MMI dedica o seu projeto, em especial o seu trabalho em torno da memória social da vida marítima. A afluência de público estrangeiro também tem aumentado, beneficiando do crescimento do turismo na região.

Em 2015, o MMI registou também os valores de receita própria (provenientes de ingressos e de vendas na loja e livraria) mais altos da sua história. Pela primeira vez, a despesa realizada com programação foi coberta e superada pelo montante das receitas próprias.

A solidez do MMI enquanto organização museológica singular deve-se ao investimento do Município de Ílhavo, à consistência do seu projeto sociocultural e ao trabalho da sua equipa. A permanente renovação do projeto e a qualificação do Museu devem muito à interacção com os públicos e à energia da Associação dos Amigos do Museu.
Em 2016, o MMI procurará construir novas parcerias nacionais e internacionais, concretizando projetos expositivos e editoriais de qualidade. A articulação entre investigação e programa expositivo, assim como a qualificação do serviço educativo, serão eixos fundamentais do programa museológico. A renovação do discurso do navio-museu Santo André será outro projecto a concretizar.

Em 2015, o Museu Marítimo de Ílhavo esteve em destaque por outros bons motivos de orgulho. A extensão do MMI / Aquarium, da autoria do atelier ARX Portugal Arquitectos, venceu o Prémio Internacional Archmarathon 2015, na categoria "Arts & Culture". O ArchDaily, o site de arquitectura mais visitado do mundo, incluiu o MMI na lista dos 20 museus mais espetaculares do século XXI. Em 2015, o Museu recebeu, também, o Certificado de Excelência da Tripadvisor.