Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Dia Nacional do Mar

17 de Novembro de 2012
Cartaz 1 772 9999
Sábado

~ Atribuição do Prémio Octávio Lixa Filgueiras do Museu Marítimo de Ílhavo (1.ª edição)

A atribuição do primeiro Prémio de estudos em cultura do Mar do Museu Marítimo de Ílhavo, o Prémio Octávio Lixa Filgueiras que, assim denominado, presta homenagem ao notável arquiteto naval e etnólogo de culturas marítimas cujo espólio pertence ao MMI, é um acontecimento singular na vida de um museu que celebra em 2012 os seus 75 anos de existência. Foi também, uma iniciativa muito reconhecida pela comunidade científica e museológica, dado que nesta área e com este conceito não existia qualquer prémio em Portugal.
Prémio bienal destinado a incentivar e distinguir trabalhos de invulgar qualidade na área temática da cultura do mar, contou com um júri de elevada qualidade e com um expressivo número de candidaturas.

~ Inauguração da exposição “Paquetes Portugueses - Retratos da sua história”
(exposição produzida pelo Museu de Marinha)

Expor a frota de paquetes nacional ao abrigo de um protocolo de cooperação estabelecido entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a Marinha Portuguesa significa invocar as realidades e imaginários do transporte marítimo português, as grandezas e fracassos da política colonial e questionar as razões pelas quais Portugal, recentemente, se afastou das suas “Marinhas”. A beleza e grandiosidade dos navios da frota de paquetes portuguesa remetem para viagens entre espaços e tempos de um país que precisa outra vez de se reiventar.