Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Museu Marítimo de Ílhavo recebe Prémio Internacional Archmarathon

11 de Outubro de 2015
Arx ilhavo maritime museum extension designboom 01 1 772 9999

A extensão do Museu Marítimo de Ílhavo / Aquarium, da autoria do atelier ARX Portugal Arquitectos, venceu, no passado fim de semana, o Prémio Internacional Archmarathon 2015, na categoria "Arts & Culture".
A Archmarathon é um evento de arquitetura à escala global, que visa promover o intercâmbio de ideias e estimular novas oportunidades de negócios, através da distinção de profissionais oriundos de países Árabes e Mediterrâneos.
A edição deste ano teve lugar em Beirute, no Líbano, e da lista de nomeados faziam parte 52 obras de várias nacionalidades, selecionadas por um júri de prestígio mundial, co-presidido por Lucy Bullivant, autora, curadora e crítica de arquitetura, e por Luca Molinari, professor e curador de arquitetura.
Este prémio junta-se a outros que o Museu Marítimo de Ílhavo recebeu antes. A ampliação e construção do Aquário dos Bacalhaus foi inaugurada no início de 2013, ano em que o Museu recebeu também o prémio Construir, instituído pelo jornal com o mesmo nome, na categoria de Arquitetura - Melhor Projeto Público.
Antes desta ampliação e da construção do Aquário dos Bacalhaus, em 2001, o Museu Marítimo de Ílhavo já tinha sido alvo de uma profunda obra de ampliação e renovação, também assinada pela ARX Portugal Arquitectos e merecedora de vários galardões e distinções: Prémio AICA/MC 2002, da Associação Internacional dos Críticos de Arte do Ministério da Cultura; nomeação para o prémio SECIL 2002 e para o prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea 2003/Mies Van Der Rohe.