Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Museu Marítimo de Ílhavo na Feira do Património 2015

09 de Outubro de 2015 a 11 de Outubro de 2015
Feirapatrim nio2015 1 772 9999

O Museu Marítimo de Ílhavo participa na edição 2015 da Feira do Património que decorre nos dias 9, 10 e 11 de outubro no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.

A Feira patrimonio.pt Millennium bcp é um evento pioneiro que pretende promover o sector do Património Cultural enquanto bem que cria valor económico e social, sendo factor de atracção turística, gerador de receitas e fomentador do emprego. Esta iniciativa decorre directamente da plataforma online de informação com edição de conteúdos audiovisuais e escritos próprios sobre Património Cultural, a patrimonio.pt.

A Feira do Património é promovida pela Spira – empresa pioneira na estruturação de oferta patrimonial em Portugal – e segue o modelo de eventos congéneres de países vizinhos: Espanha, França, Itália, Alemanha, entre outros, que contam já com alguns anos de existência.

Apostando primeiramente na congregação dos agentes do sector – instituições públicas, fundações, empresas, ateliers de arquitectura/design, alojamentos temáticos, operadores turísticos, projectos de base territorial, empresas de conservação e restauro e de reabilitação urbana, universidades e centros de formação especializada, entre outras entidades – a Feira é também um evento direccionado ao público em geral e a todos os que se interessam pelas matérias relacionadas com o património cultural.

INTERNACIONALIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO - tema 2015

Este ano na sua terceira edição, a Feira do Património desloca-se ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, nos dias 9, 10 e 11 de Outubro de 2015, com o tema “Internacionalização do Património”. O foco na internacionalização do sector tem como objectivo contribuir para gerar novas oportunidades aos agentes culturais, sejam instituições governamentais, empresas, entidades educativas, associações sem fins lucrativos, entre outras.

A Feira conta este ano pela primeira vez com a presença de um país convidado – os Emirados Árabes Unidos – resultado das diligências efectuadas com o apoio da AICEP. Tal como aconteceu na edição de 2014, será atribuído o Prémio de Internacionalização a três das entidades presentes – este prémio oferece o valor de inscrição na Bienal AR&PA a decorrer em Novembro de 2016. Resultado das parcerias estabelecidas com a organização dos eventos congéneres em Espanha e França, a Feira do Património passará, a partir de 2015, a ser um evento ibérico, articulando a realização com a Bienal AR&PA que decorre em Valladolid, Espanha.

Programa Feira do Património 2015

[site oficial]