Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Documentário "Fundeadouro Romano em Olisipo - O Porto de Lisboa em Época Romana"

21 de Outubro de 2015
Cropped fundeadouro romano em olisipo cartaz1 1 772 9999

No dia 21 de outubro, vai ser apresentado no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, no âmbito da programação do seminário anual “Desafios Do Mar Português”, este ano com o tema “Portos, Paisagens Portuárias e Economia do Mar”, o documentário "Fundeadouro Romano em Olisipo - O Porto de Lisboa em Época Romana".

Trata-se de um ambicioso documentário histórico de 55 minutos da autoria de Raul Losada que foi realizado e promovido pela Time Land Films Portugal em parceria com a ERA Arqueologia SA e o projecto “Portugal Romano”. Este pretende demonstrar, através de escavações arqueológicas, depoimentos de arqueólogos de renome e de um trabalho de animação/reconstrução virtual em 3D, como era o porto de Lisboa no período romano, assim como a navegação romana no Atlântico.
O documentário tem por base as várias escavações arqueológicas que se têm realizado na zona baixa da cidade nos últimos anos, nomeadamente na Praça D. Luís I, onde se têm descoberto estruturas e vestígios arqueológicos compatíveis com a existência de um importante fundeadouro (caso raro em Portugal) que datará entre o século I a.C. e o século V d.C., que terá tido entre outras funções a de entreposto comercial e que nos permite visualizar Lisboa como uma cidade portuária de relevo na época.
Este documentário inédito e inovador no panorama audiovisual português será apresentado pela primeira vez ao público dia 10 de outubro no Museu Nacional de Arqueologia, sendo que a sua segunda exibição ocorrerá no nosso seminário, o que demonstra o empenho do MMI em estar sempre na vanguarda da divulgação do património marítimo.