Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Nem tudo o que vem à rede - workshop de teatro

16 de Julho de 2015
Nem tudo o que vem a rede 1 772 9999

No âmbito do Festival do Bacalhau 2015, o Museu Marítimo de Ílhavo convidou os criadores Graeme Pulleyn e Ana Bento a desenvolverem um espetáculo de teatro e música que terá como cenário o Navio-Museu Santo André. Neste projeto, os criadores propõem-se trabalhar com atores, músicos e toda a comunidade do Município de Ílhavo sobre as pescarias do bacalhau no Atlântico Norte e outras aventuras marítimas.

Nem tudo o que vem à rede

workshop de teatro com Graeme Pulleyn e Ana Bento

Este projeto inicia-se com a realização de um workshop que servirá de base à criação do espectáculo. Ao longo do workshop os participantes são convidados a desenvolverem um trabalho rigoroso e desafiante com recurso a jogos teatrais, improvisações, entrevistas, escrita criativa, exploração e encenação.
É durante o workshop que ficamos a saber quem vai fazer o quê e descobrimos a forma e o conteúdo do espetáculo que vai acontecer a bordo do Navio Santo André.
O espetáculo tem estreia marcada para o dia 13 de agosto, quinta-feira, integrado na programação do Festival do Bacalhau 2015.
Repete nos dias 14 e 15 de agosto, sexta e sábado respetivamente.

INSCRIÇÕES ATÉ 22 DE JULHO NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO E NAVIO-MUSEU SANTO ANDRÉ

O Espetáculo

O ponto de partida é o Navio Museu Santo André. O mar, os pescadores e o bacalhau os nossos acompanhantes. A viagem é a criação de um espetáculo de teatro e música, que terá como singular cenário o próprio navio Santo André. Como todas a grandes viagens esta será uma aventura. À descoberta de novos
territórios de criação artística.
O objetivo é criar um espetáculo do nada em apenas duas semanas. A partir de entrevistas, de contos e de canções do mar e do bacalhau.
Serão os próprios tripulantes a criar textos e músicas originais.
Queremos levar o público do Festival do Bacalhau numa alucinante odisseia, que começa no tombadilho, passa pelo porão e pelos camarotes. Sobe até à ponte do capitão, passando pela cozinha e a casa das máquinas.
E termina no convés, à volta do mastro do navio Santo André.
Os capitães da viagem são Graeme Pulleyn e Ana Bento, que trazem anos de experiência nesta coisa das viagens criativas e que convocam todos os interessados para embarcar. No próximo dia 24 de julho de 2015 no Navio Museu Santo André!

Destinatários

É para quem tem coragem, alguma experiência e muita vontade de criar. Os tripulantes terão no mínimo 16 e no máximo 106 anos de idade.

Local e Horários

Os participantes podem optar entre uma participação a tempo inteiro (6 horas diárias) e uma participação parcial (3 horas diárias). É obrigatória a escolha do regime de trabalho e a presença em todas as sessões do grupo da inscrição.

Regime “tempo inteiro”
14h00~17h00
Centro Cultural da Gafanha da Nazaré
18h00~21h00
Navio-Museu Santo André

Regime “tempo parcial”
18h00~21h00
Navio Museu Santo André

Calendário das sessões:
· 24 de julho
· 27 a 30 de julho
· 3 a 7 de agosto
· 9 de agosto - antestreia para público convidado no Navio Museu Santo André
· 12 de agosto - ensaio geral

13, 14 e 15 de agosto - Espetáculos integrados no Festival do Bacalhau 2015

Inscrições

Participantes devem enviar um pequeno texto de apresentação que explica o porquê da sua vontade de participar no projeto.
Inscrições até 22 de Julho no Museu Marítimo de Ílhavo e Navio-Museu Santo André.

Formadores

Ficha de Inscrição

Folheto Geral