Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

"História a História", de Fernando Rosas

17 de Maio de 2015
Untitled 1 1 772 9999

Poderá ver ou rever o episódio "Faina Maior - A Pesca do Bacalhau" do programa do Prof. Fernando Rosas, "História a História", que estreou na RTP 2, no passado dia 17 de maio.
Este episódio contou com o apoio do Museu Marítimo de Ílhavo.

 

Programa - História a História

Partindo de um determinado local, o Professor Fernando Rosas leva o espectador para uma viagem pelas histórias que atravessaram aquele espaço, desvendando o dia-a-dia da vida naquelas épocas e revelando as marcas que chegaram até ao presente. O percurso continua para outros locais através dos quais se aprofunda a(s) temática(s) abordada(s). São retratados alguns dos grandes momentos da História do nosso país tal como alguns episódios mais inesperados. Os locais e as temáticas permitem uma abordagem dramática através da qual aprendemos mais sobre a História do nosso povo e sobre nós próprios.

[mais informação sobre o programa]

 

Episódio "Faina Maior - A Pesca do Bacalhau"

Motivo de lendas, a pesca do bacalhau fazia-se em campanhas de 6 longos meses com condições extremamente duras. Em mar aberto, os pescadores afastavam-se do navio-mãe durante dez ou doze horas, a bordo de dóris, e terminavam o seu dia na escala do peixe no convés. Uma pesca artesanal que percorreu vários séculos e que encontra no século XX e no Estado Novo o seu auge. O protecionismo corporativo da estrutura industrial e a frota obsoleta levariam à sua decadência face à evolução mundial das pescas. A partir do cais bacalhoeiro da Gafanha da Nazaré, partimos à descoberta da faina maior.

[VER EPISÓDIO - RTP PLAY]