Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Museu Marítimo de Ílhavo - balanço 2014

07 de Janeiro de 2015
10 1 772 9999

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) fechou o ano de 2014 com um balanço muito positivo.
Contou 66 500 visitantes, o segundo melhor registo da sua história. O MMI confirmou-se, assim, como um dos museus municipais mais visitados do país e voltou a ser o Museu que atraiu mais público no distrito de Aveiro. A nível nacional, o MMI registou um número de visitantes muito superior à média dos museus nacionais, situando-se no segmento dos 10% das instituições museológicas que atraíram mais público no País.

 

As dinâmicas de extensão e internacionalização do Museu foram outro ponto forte do ano de 2014, tendência que se pretende reforçar e ampliar. O MMI participou, através de empréstimos de obras e conteúdos, em diversas exposições em museus internacionais (Bilbao e San Sebastien) e realizou várias itinerâncias de exposições em Portugal. Promoveu edições internacionais de referência, a exemplo da Revista ARGOS, em parceria com os principais museus marítimos europeus e de outros continentes; divulgou o seu projeto na revista Drassana do Museu Marítimo de Barcelona. Em Portugal, teve destaque no último número da Revista Património da Secretaria de Estado da Cultura e em diversos congressos internacionais de Museologia.

A ampliação comunicacional dos patrimónios do MMI foi outro objetivo bem conseguido e em franco desenvolvimento. Em 2014, o MMI foi escolhido para oito programas de televisão (dois deles em países estrangeiros) e participou, num processo em curso e desenvolvimento, em seis projetos cinematográficos relacionados com o tema da pesca do bacalhau e da cultura do mar em geral.

A nomeação do projeto de ampliação do Museu/Aquário de bacalhaus para o Prémio Mies van der Rohe, edição de 2015, a maior distinção da arquitetura europeia, foi um admirável reconhecimento da qualidade arquitetónica do Museu, um projeto da ARX Arquitetos. Esta distinção, cujo resultado final será conhecido em Maio, é um renovado convite a todo o público para que visite o MMI durante este Ano Novo, participando nas suas atividades, vendo as suas exposições, juntando-se à nossa tripulação.