Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Conversas de Mar - com Pedro Adão e Silva e João Catarino

15 de Novembro de 2014
Novos voos julho 1 772 9999

No anfiteatro do Aquário em conversa com Pedro Adão e Silva, professor universitário e comentador político, e João Catarino ilustrador. Uma conversa de mar com os autores de "Tanto Mar", uma aventura numa carrinha «pão de forma», [prefácio do livro] «caminhámos» o mais próximo possível do mar, ao longo das praias de Portugal. Movidos apenas pelo «sublime triunfo do princípio do prazer». «Este Tanto Mar é um achado. Permite-nos ser heróis da aventura de ir-ver-e-vencer, sem levantar o rabo da cadeira, e isso, caros amigos, não tem preço.».

Ambos tiraram umas férias e dedicaram-se a explorar a costa portuguesa, perscrutando todos os recantos e segredos, desde Caminha até Vila Real de Santo António. Inspirados na viagem feita pelo ilustrador pela Estrada Nacional nº2 e com o Praias de Portugal de Ramalho Ortigão, encontraram um Portugal diferente: diversidade de praias, histórias, e muito surf (paixão comum). Nunca se afastaram muito da costa, comeram sempre peixe e dormiram junto à praia (os três mandamentos para esta aventura).
Tanto Mar fala-nos disto e de muito mais.

 

No dia 15 de novembro, sábado, nas comemorações do Dia Nacional do Mar, no Museu Marítimo de Ílhavo | participação gratuita