Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Navio-Museu Santo André » Festival do Bacalhau 2014

13 de Agosto de 2014 a 17 de Agosto de 2014
Nmsa fb 1 772 9999

Na qualidade de anfitrião do Festival do Bacalhau, o Navio-Museu Santo André passa a ocupar lugar de destaque, propondo diversas ações ligadas à sua génese: a pesca do arrasto do bacalhau.
Durante os cinco dias do Festival do Bacalhau o preço é especial: por apenas € 1,00 (a partir dos 6 anos), conheça a vida e a história do Navio-Museu Santo André, aquele que durante 50 anos foi um Arrastão Bacalhoeiro e que há quase 13 anos honra a memória dos seus tripulantes. Conheça igualmente o programa especial que preparámos para o Festival do Bacalhau 2014.

 

PROGRAMA » NAVIO-MUSEU SANTO ANDRÉ

14 e 16 agosto, 11h00/18h00
15 agosto, 11h00/15h00

Visitas encenadas a bordo do Navio-Museu Santo André

Durante os dias do Festival, o Navio-Museu Santo André recebe a visita de um antigo tripulante muito especial, que vai surpreender o público mais curioso. Quem aceitar o desafio e embarcar nesta viagem, irá ouvir as mais magníficas histórias sobre as pescarias do bacalhau nos mares da Terra Nova e da Gronelândia e conhecer os seus principais protagonistas. Uma visita única que percorre, da proa à ré, um dos mais emblemáticos navios bacalhoeiros da frota portuguesa.

Entrada: 1,00 euro (a partir dos 6 anos)

14 a 17 agosto, 15h00

Visita guiada à exposição “O Bacalhau na Cultura Portuguesa”

Os portugueses mantêm uma forte relação cultural com o bacalhau do Atlântico há mais de 500 anos.
Tradicionalmente, os portugueses não consomem bacalhau fresco. Podemos mesmo dizer que o bacalhau só é português se for irrepreensivelmente salgado e seco. Emblemático na cultura portuguesa, o bacalhau tem uma presença histórica nos hábitos alimentares e está presente em inúmeras tradições populares, bem como no património artístico, literário, musical e linguístico.

Local: Recinto (acesso gratuito)

15 agosto, 17h00

Volta ao recinto em bicicleta “pasteleira”

As fainas do bacalhau atraíam muitos homens e mulheres ao cais de bacalhoeiros da Gafanha da Nazaré. Ao longo do ano, a paisagem deste lugar ia-se transformando ao ritmo de cada tarefa. Ao final do dia, quando a sirene tocava e dava por terminada mais uma jornada de trabalho, as ruas eram invadidas por gente nas suas bicicletas.
Numa volta completa ao recinto do Festival, evocamos e recriamos as memórias locais sobre esta bicicleta histórica, bem como as vivências culturais e sociais da comunidade ligadas às fainas do bacalhau.
Como pode participar?
Para participar basta apresentar-se no recinto do Festival com bicicleta antiga “pasteleira” e traje antigo.
A cada participante que cumpra estes requisitos será oferecida uma entrada no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio-Museu Santo André. Cada participante tem ainda a oferta de uma pada de Vale de Ílhavo.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória até ao dia 12 de agosto, através de museuilhavo@cm-ilhavo.pt ou 234 329 990.

Local: Recinto (acesso gratuito)

16 agosto, 19h00

Entrega de Prémios do XI Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar”

Os 50 melhores trabalhos apresentados a concurso estão em exposição no percurso expositivo do Navio-Museu Santo André, onde se incluem as fotografias premiadas, nas categorias de preto e branco, cor, e secção especial deste ano “Ílhavo – 500 anos do foral novo”.

Entrada: 1,00 euro (a partir dos 6 anos)