Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Festival do Bacalhau 2014

13 de Agosto de 2014 a 17 de Agosto de 2014
Fb2014 1 9999 715 1 772 9999

A Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com a Confraria Gastronómica do Bacalhau, irá apresentar, de 13 a 17 de agosto, a sétima edição do maior Festival do Bacalhau do país, momento de vital importância para a promoção dos valores da Gastronomia e da Cultura do Bacalhau, que tem no Município de Ílhavo a sua referência máxima, tendo o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, como seu Salão Nobre e o Navio-Museu Santo André como seu anfitrião.
O Festival do Bacalhau, que traz anualmente ao Jardim Oudinot dezenas de milhares de pessoas, é já um acontecimento incontornável na região e no país, contribuindo de forma muito relevante para a divulgação dos principais valores do Município de Ílhavo e da região, assim como para a dinamização da economia local.
Após seis edições de grande sucesso, a edição 2014 do Festival do Bacalhau irá marcar o início de um novo ciclo na vida desta iniciativa, que, mantendo a sua estrutura base, irá apresentar profundas alterações ao nível da programação e organização do espaço, tendo como objetivos mais relevantes o reforço da sua dimensão cultural, o aumento da sua notoriedade nacional e ibérica, a conquista de novos públicos e o aumento do seu impacto na economia local.
Tal será alcançado igualmente com o alargamento e aprofundamento das parcerias com pessoas, com empresas e com entidades públicas e privadas, que se associaram a esta iniciativa, contribuindo de forma decisiva para o sucesso da mesma. Assim, o Festival do Bacalhau irá contar uma vez mais com dez espaços de restauração geridos por dez Associações do Município, que irão apresentar os seus pratos típicos à base do Fiel Amigo, duas Padeiras de Vale de Ílhavo, reconhecidas pelas suas saborosas padas, bares e esplanadas dinamizados por Associações, mostras e provas de Vinhos da Região Demarcada da Bairrada, de azeite e de outros produtos regionais, a animação televisiva do programa “Portugal em Festa” da SIC, entre muitas outras novidades. É de salientar na presente edição a participação, pela primeira vez de dez empresas de bacalhau do Município de Ílhavo, Capital Portuguesa do Bacalhau, que irão colocar à disposição de todos bacalhau e seus derivados de qualidade excecional.
Para animar as noites, não faltarão os espetáculos musicais com nomes de destaque do panorama musical português no palco principal, pequenos concertos no porão do Navio-Museu Santo André e no Palco “2”, showcooking, produtos regionais, mostra de artesanato e diversas apresentações no Pavilhão Terra e Mar ou animação para crianças e jovens no Cais das Brincadeiras, entre muitas outras iniciativas. Delineámos uma programação mais plural, ancorada em conteúdos culturais, que pretende atrair novos públicos com perfis mais diversificados e que convidam ao envolvimento da comunidade local.
A edição 2014 do Festival do Bacalhau visa ainda potenciar as inúmeras qualidades do próprio espaço onde o Festival acontece. O Jardim Oudinot é um espaço privilegiado, único e ideal para acolher um evento desta natureza. A belíssima paisagem da Ria, a imponente presença do Navio Museu Santo André e a generosa área de jardim são, por si só, fatores de enorme atração. Neste sentido, encetamos uma reorganização do recinto que permita criar novas dinâmicas, potencializando esses fatores de atração, nomeadamente através de uma disposição mais harmoniosa dos diversos equipamentos móveis e pontuando toda a área do Festival com elementos cenográficos, o que beneficia o impacto visual da própria paisagem envolvente e atribui uma maior e crescente notoriedade ao evento.
O Município de Ílhavo volta a ser o anfitrião do maior Festival de Bacalhau do país, afirmando-se, uma vez mais, como a Terra do Bacalhau.

Festival_do_Bacalhau_2014