Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Bacalhau no Prato - workshop de cozinha

09 de Agosto de 2014
Full bacalhau 1 772 9999

Workshop de cozinha dedicado à preparação e confecção de bacalhau salgado seco. Da mercearia ao prato, os participantes aprendem as melhores dicas para escolherem o melhor bacalhau da loja, ficam a conhecer todos os segredos para preparem o melhor peixe (demolhar, cortar, temperar), e cozinham algumas das mais deliciosas receitas de bacalhau, sempre salgado e seco!

Sábado, 9 de agosto, a partir das 14h00.

 

Nesta primeira edição de "Bacalhau no Prato" apresentamos três receitas tradicionais de bacalhau.

Chora por D. Anabela Pequeno

A chora é uma sopa quente confecionada com cabeças de bacalhau fresco e arroz, tradicionalmente servida a bordo dos navios bacalhoeiros portugueses após a faina da pesca. Dizia-se que quem comesse desta sopa em plena faina ficava obrigado a regressar na campanha seguinte. 

Patanisca de Bacalhau por D. Maria Júlia

Uma das entradas mais apreciadas pelos apreciadores de bacalhau, a Patanisca assemelha-se ao Bolo de Bacalhau, mas em vez da batata, confecciona-se com farinha.

Punheta de Bacalhau por Sr. Jorge Pinhão

Um prato bem português, com um nome brejeiro, mas popular. É uma das receitas mais simples de preparar o bacalhau, sendo uma das formas de melhor apreciar e avaliar a qualidade da cura e demolha do bacalhau.

Inscrições limitadas | marcação prévia: 234 329 990 | museuilhavo@cm-ilhavo.pt