Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Dia do Aquário - julho

20 de Julho de 2014
Img 8864 2 1 772 9999

O Dia do Aquário celebra-se todos os meses com diversas atividades. Trata-se de um dia dedicado ao nosso Aquário, em que proporcionamos aos nossos visitantes uma experiência criativa e didáctica, ao mesmo tempo gratificante e que favoreça o desejo de regressar para uma outra visita.

Programação do Dia do Aquário de julho | Domingo, 20 de julho

15h00 - Bastidores do Aquário

Visita dirigida a um grupo de pessoas muito restrito a quem se oferece a rara oportunidade de acesso a toda a área técnica e reservada do aquário. O principal objectivo é dar a conhecer a complexidade técnica e as rigorosas exigências associadas à manutenção do tanque de bacalhaus, bem como todos os cuidados necessários para manter o bem-estar dos peixes em cativeiro. A visita tem uma componente mais experimental e didáctica, nomeadamente através da realização de alguns testes que medem a salinidade da água, os níveis de azoto, a preparação da alimentação, etc.

Entrada: tabela de ingressos do Museu. Limitado a 15 pessoas. 60 minutos.

Marcação prévia através de telefone, 234 329 990, ou por mail, museuilhavo@cm-ilhavo.pt

 

17h00 - Performance teatral "Sermão de Santo António | Vós sois o sal da terra!"


Vós Sois o Sal da terra!
Começa assim o clássico sermão de Vieira que agora apresentamos numa versão que alia a poética do texto à poética do corpo e do movimento.
Já que não me querem ouvir os homens, ouçam-me os peixes. E assim duas intérpretes, respondendo ao repto, convocam as palavras de outros tempos para falar dos assuntos de agora.

Criação inspirada na magnífica obra do Padre António Vieira, O Sermão de Santo António aos Peixes, esta é uma adaptação livre e criativa. O “sermão” será pregado aos bacalhaus do aquário que se transformam em figurantes de uma performance onde se conjuga a literatura, a dança, a oratória e o imaginário brilhante e sagaz do Padre António Vieira.

Criação e Interpretação: Adriana Campos e Leonor Barata
Produção: Projecto D e Museu Marítimo de Ilhavo

Entrada: tabela de ingressos do Museu. Limitado a 50 pessoas. 60 minutos.

Marcação prévia através de telefone, 234 329 990, ou por mail, museuilhavo@cm-ilhavo.pt 

NOTA: O acesso ao aquário, por motivo de preparação desta performance, encerrará às 16h00. Excecionalmente no dia 20 de julho.