Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

2.º Prémio em Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras

29 de Março de 2014 a 30 de Maio de 2014
Premio 2014 1 772 9999

O Prémio Octávio Lixa Filgueiras, instituído pelo Museu Marítimo de Ílhavo/Câmara Municipal de Ílhavo, destina-se a promover investigação relevante na área das Ciências Sociais dedicada a temas de cultura do mar. Pretende-se com este prémio invocar e divulgar a obra de um dos mais reconhecidos investigadores portugueses de temas de cultura marítima, o Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras.
Ao instituir o Prémio Octávio Lixa Filgueiras, o Museu Marítimo de Ílhavo, através da sua unidade de investigação, o CIEMar-Ílhavo, pretende consolidar-se como instituição museológica assente em dinâmicas de investigação aplicadas a um projecto cultural capaz de interessar diversas comunidades de público. Com o Prémio Octávio Lixa Filgueiras Museu Marítimo de Ílhavo, a Câmara Municipal de Ílhavo pretende, também, divulgar e valorizar o arquivo pessoal do distinto investigador que o Museu acolheu em 2007 sob a forma de depósito e, de 2012 em diante, em regime de doação a título definitivo.

Na 1.ª edição, em 2012, o prémio foi atribuído ao trabalho “Hoje por ti, amanhã por mim. A arte xávega no litoral central português”, da autoria de Francisco Oneto Nunes, que recorreu a metodologias antropológicas de pesquisa, conjugando-as com a análise de fontes históricas e um forte registo visual, enquadrando-se na essência do legado do Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras.

Candidaturas até 30 de maio
Entrega de trabalhos até 29 de agosto
Atribuição do prémio a 16 de novembro

Regulamento e Ficha de Inscrição